quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ABSTRACTA


Na revista Arte Fotográfica, na edição de Outubro de 2010 dedicada à fotografia abstracta, dizia-se ao apresentar o polémico tema, que o abstracto "apela ao mais instintivo aspecto do nosso ser, aos sentimentos mais do que à racionalidade e ao inconsciente mais do que à consciência".
Também na pintura, cuja história é quase plagiada pela fotografia, as reacções foram controversas (para não utilizar termo mais forte) quando surgiram os primeiros passos a desligar o que era representado, da realidade.
Pintores hoje tidos como génios foram alvo de chacota e apelidados de maus executantes (mais uma vez um eufemismo) por representarem os temas algo desfocados ou distorcidos. Monet, Degas, Turner, cujos quadros valem hoje milhões, dizia-se que pintavam "borrões de tinta". O própro estilo "Impressionismo" em que se enquadram, foi um termo jocoso inventado por um crítico na época.
Percebe-se ainda assim a controvérsia que o abstraccionismo possa causar. A falta de cultura plástica de quem possa ver, tanto facilmente leva à piada fácil dos mais críticos por não ser uma arte imediata, como a "comer gato por lebre" dos mais entusiastas que acham que tudo é bom. E a linha entre uma boa e uma má imagem, plasticamente, é de facto ténue e subjectiva. 
No fundo, o abstraccionismo vai ao âmago da própria definição de arte: a transmissão de sentimentos não verbalizados. E se isso acontece numa imagem, mesmo que esta seja indecifrável, então a arte aconteceu.
Considerações culturais à parte, pode ainda construir-se outra analogia: o abstracto é o jazz das artes plásticas e como tal, ou se adora ou se detesta. Não tem meio termo.
Pode também dizer-se que o abstraccionismo nasce do tédio de dominar as técnicas de uma arte e de não querer mais ser-lhes subserviente.
Depois de tudo isto, interessa mesmo se eu disser que a foto acima é da aproximação à cidade de Oslo?

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>