terça-feira, 1 de março de 2011

RUMO À VENEZUELA






Sequência de chegada de Lisboa do CS-TOM A-332 da TAP em escala na RAM para Caracas, no domingo 20 de Fevereiro de 2011.


Duas imagens, possíveis, da subida rumo a Caracas do mesmo CS-TOM A-332, uma hora depois, na mesma data.
--
A RAM tem fortes ligações ao país de Hugo Chávez. Todos os domingos chega e parte um voo da TAP de e para aquele país.
É uma passagem que suscita sempre alguma curiosidade, seja porque o avião operado  (A-332) é maior do que o normal que opera de e para a Madeira, seja porque dentro dele chegam e partem emigrantes e familiares de muitos madeirenses lá radicados.
Todos os domingos este avião passa frente à varanda de casa e por vezes, decido-me a registá-lo em fotografias, assim a meteorologia o permita e a volta do avião se alargue para Oeste, sobretudo na chegada pela pista 05. 
Mas dentro dele, sobretudo quando parte, penso nos passageiros que enfrentarão mais de sete horas de voo, mas sobretudo nas motivações que os levam lá. A Venezuela, já não é aquele país apetecível de há décadas e é hoje uma nação em convulsão, ainda que alguma dela seja devidamente "sustida" pelo  carácter semi-ditatorial e de "socialismo revolucionário" de Chávez.
A polémica governação de Hugo Chávez, a criminalidade na capital Caracas e também nos resto do país, o preço do petróleo e uma certa decadência da nação, levantam questões pertinentes sobre a emigração lusa naquelas paragens. Há obviamente raízes criadas, interesses, comodismo, negócios, etc., mas haverá a sensação que por cá, seja aqui na RAM, seja no continente, a situação económica não aconselha regressos.
Digamos que é a opção por dois males(?) e escolher de entre eles o menor e viver sobre incertezas...
Certo certo, até ver, é o voo de e para lá!

1 comentários:

Comissário de Bordo disse...

belo solo!

Portal Meio Aéreo

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>