quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MAASTRICHT - AACHEN


German Wings    Airbus A319-112   D-AKNP
Air Bridge Cargo     Boeing 747-4KZF     VQ-BIA
Air Bridge Cargo     Boeing 747-4KZF     VQ-BIA

Passei recentemente pelo aeroporto de Maastricht-Aachen. 
O dito aeroporto, apesar de internacional (naquela zona da Europa é difícil não ser...) tem um tráfego baixíssimo. Só para exemplo, as lojas passam grande parte do dia fechadas. Não há taxis e mesmo a entrega de viaturas alugadas faz-se mediante o depósito das respectivas chaves num cofre no balcão da locadora (e reza-se para que ninguém dê um toque no carro até à verificação...).
Os autocarros de e para a cidade de Maastricht (que fica a 9km) são de hora a hora.
Para terminar, por pouco não havia porta de embarque 4, uma vez que no total são 5 (a quinta criada recentemente).
Nem tudo no entanto é mau: o aeroporto tem uma varanda para spotters, com excelente visibilidade para a pista, de onde foi possível captar o Boeing 747-4KZF da Air Bridge Cargo (VQ-BIA) e um Airbus A319-112 da German Wings (D-AKNP), ao fim da tarde, mesmo a tempo antes de embarcar.
Ah! E Maastricht até é uma cidade bonita.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

QUASE WHITE

Acho curiosa a designação da companhia aérea "White".
Espera-se sempre que os seus aviões sejam, lá está, brancos. Pessoalmente e mesmo tendo em conta o jargão batido pelos especialistas em aviação civil, são uns "frigoríficos" sim  senhor, mas com algumas nuances que os tornam, vá, interessantes.
E são-no.
Rompendo com o "White" registe-se o cinzento da cauda e as cores - sortidas - dos motores.
São então, concedamos, aviões "quase white"...


Esta foto foi obtida em Março de 2010, na zona da Ponta de S. Lourenço, quando um A-310 (CS-TDI - "Flygreen") da White transportava o Benfica para um jogo com o Nacional da Madeira. A foto não o revela claramente, mas os motores são em verde... Uma "má sorte" que não impediu a vitória do Benfica por 0-1.

 Cá está o CS-TDI, um avião, permita-se a piada... "Turbo-Diesel"...

Para os benfiquistas, aqui fica o CS-TKI, igualmente um A-310, de motores vermelhos e não sei se, por isso, "Flyred"!

Fotografias: Créditos nas imagens.

sábado, 10 de setembro de 2011

VOAR NO TRISTAR DA TAP


Foi em 29 de Março de 1996 que voei a primeira e única vez num Lockheed L-1011 Tristar, quando ainda nessa altura, a TAP tinha ao seu serviço alguns desses imponentes aparelhos.
Quando fiz o check-in, ia comentando comigo mesmo que o mais certo seria viajar num já por mim "batido" Boeing 737 sendo que a dúvida se estabelecia entre ser um 200 ou 300.
Contudo, quando me encaminhei para a Porta de Embarque para tomar o voo para Ponta Delgada, fui percebendo que algo não batia certo com a dimensão dos 737, isto é, estava mesmo muita gente à espera do avião...
Cresceu, pois, a minha expetativa sobre o avião em que iria voar e uma vez no autocarro, à medida que passámos por muitos aviões iluminados pelas torres do aeroporto (o voo foi de noite, às 21 horas...) , percebi que nos encaminhávamos para junto de dois imponentes Tristar que estavam lado a lado numa das placas.
E minha emoção e ansiedade cresceu. Seria a primeira vez que iria voar num avião com 3 motores e, conceda-se, tão grande!
O voo decorreu calmo, até ficarmos a meia hora de aterrar, altura em que o Comandante nos alertou para ventos fortes de SW à chegada a LPPD.
Como ia junto de uma janela, do lado direito da aeronave, apercebi-me da aproximação à pista 30, observando as luzes da cidade de Ponta Delgada muito "oscilantes", acompanhando os fortes abanões do avião.
Contudo, o comandante foi competente e a aterragem foi relativamente suave, mesmo tendo em conta o forte vento e chuva que na altura se faziam sentir!
Quanto ao avião em si e o seu voo, gostei muito. Não era um avião hi-tec como são os de hoje, mas terá sido, seguramente, um dos mais emocionantes e voos que efetuei na minha vida.


Crédito das imagens: Na base das fotografias.

domingo, 4 de setembro de 2011

À VARANDA DE VOLTA A VER AS VOLTAS

Chegado aqui ao "calhau" há uma semana, decidi, finalmente, prestar atenção ao tráfego de hoje, mormente o dominical e habitual voo para Caracas.
O único motivo de interesse era ver se a volta do A-330 seria curta ou larga, de modo a permitir uma boa olhadela ao avião, mesmo à vista desarmada..
Como costumo dizer, nem foi curta nem larga, antes pelo contrário. E como o céu estava coberto de nuvens, algumas delas bem escuras, lá registei da forma possível e que sem vergonha apresento, a passagem do CS-TOJ (que penso ser a primeira vez que registei), sempre majestoso, rumo ao alinhamento com a pista 05.
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O A-330 iniciando a volta, já por baixo de um escuro teto de nuvens e com a sombra das ilhas desertas presente...






Sequência de aproximação, na volta para alinhamento com a pista 05, do A-330 CS-TOJ da TAP, hoje, dia 4 de Setembro de 2011.

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