terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O CHARUTO DO TOMÁS COZINHEIRO

Ora bem, sempre que vejo aviões desta companhia, não resisto ao impulso de fazer uma tradução "à letra" e ad hoc e que o título desta edição revela em parangonas. A tradução é abusiva, conveniente, bem sei, mas não temo que a companhia se zangue comigo.
Entretanto, para ilustração da presente edição, trago um dos aviões "carinhosamente" apelidado de "charuto", dado tratar-se de um Airbus A-321, aeronave caracterizada por ter uma fuselagem longa e uma envergadura/área alar que, não fosse o dito voar - mesmo - poderia suscitar tremendas e perturbadoras dúvidas relativamente à sua capacidade para o ato.
Já por um par de vezes voei neste tipo de avião, ambas no sentido Funchal - Lisboa (ambas no TAP CS-TJE/Pêro Vaz de Caminha) e sempre nos lugares do fundo o que, nas descolagens, transmite uma sensação estranha, levando o passageiro - destemido - a interrogar-se sobre o grau de proximidade do seu rabo ao asfalto da pista... Mas a coisa passa e o avião, aparentemente, voa como os outros, talvez um pouco mais suscetivel aos ventos, dado o seu tamanho relativamente às asas.
Seja como for, fica aqui o registo de um destes aviões, que liga semanalmente a Escandinávia à ilha da Madeira, com gente ansiosa de sol e temperaturas amenas. E pelo andar do ano meteorológico, não podiam ter feito mais acertada escolha!

 O "charuto" aproxima-se da pista 05...

 ...Aqui a expressão "charuto" assume um significado evidente. O "cavalheiro" faz fumo!...

 ...O  OY-VKC* toma o seu lugar na placa...

 ...Aqui, o nosso "charuto" prepara-se para regressar a casa...

...Romântico, em relação com a imensidão cinzento e prata do oceano, com os louros escandinavos de cara colada à janela, acenando despedidas...

 ...A dada altura, apanhei-o rigorosamente de costas para mim...


 ...Por cima da deriva, no mar, um pequeno bote com 2 pescadores, alheios ao grande Pássaro de Ferro...

...E pronto, mal o nariz se alinhe com o centro da pista 05, motores a fundo e Escandinávia meu amor!

* Na pesquisa que efetuei sobre este avião, descobri que ele já teve estas marcas, aqui captadas pelo Miguel Nóbrega, em 2005, justamente aqui na Madeira.


3 comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Luís, a MyTravel acabaria por transformar-se na Thomas Cook Scandinavia.
Se fizeres uma pesquisa pelos outros aviões da TC Scandinavia que por cá passam, verás que já tiveram as cores bem mais interessantes da MyTravel.

abraço

Anónimo disse...

charuto charuto é o B757-300 da Condor ( Thomas Cook Germany ) que escala LPMA todas as quintas

António Luís disse...

Rui, pois deve ser verdade. Seja como for, o meu objetivo foi apenas o de revelar uma outra "identidade" do avião em causa. Obrigado pela achega!

Anónimo: Bem sei, bem sei! Um dia tenho de ir apanhá-lo e chamar-lhe, eventualmente, "super charuto"! Eh! Eh!

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>