sábado, 31 de março de 2012

VOOS NA NOITE - FR24


Com o cada vez maior "alcance" do "Flightradar24", é possível seguir, em tempo real, grande parte das aeronaves civis que cruzam o espaço aéreo europeu.
Nas últimas noites, tenho seguido vários aviões que partem de aeroportos do centro europeu para a América do Sul - Brasil, Chile, Argentina, Peru, etc...
Com hora marcada, uma mão cheia deles desfila praticamente à vertical da costa sul aqui da ilha da Madeira, todas as noites. A-330, A-340, Boeing 767, 777 e 747 são os mais habituais.
Ao vê-los no computador e depois indo à varanda e olhando-os no céu, consegue-se perceber o quão preciso é o FR24 - não isento de erros, claro - que nos dá, em tempo real a posição do avião, velocidade e altitude de voo.
Toda esta facilidade agora alcançada, contrasta com a imensa curiosidade de quando era petiz e olhava o céu e os riscos que os aviões faziam. E punha-me a adivinhar de onde vinham e para onde iam e, mais tarde, munido de um potente par de binóculos, conseguia por vezes ver a companhia aérea. Mas nada mais conseguia saber. Esses dados eram acessíveis apenas aos controladores de espaço aéreo que eu achava serem uns sortudos, muito antes de saber do stress da sua profissão e da tremenda responsabilidade que sobre eles impende.
O meu pai, que sempre olhou para a aviação com desconfiança e aqui e ali com um aparente desprezo, para saciar a minha curiosidade atirava destinos ao calhas, conforme lhe parecia a direção/sentido do rasto branco dos aviões. Como pai é pai, achava que ele tinha razão e não duvidava...
Admito que uma vez por outra acertasse, mas a maior parte das vezes talvez errasse.
Recentemente, quando lhe disse que através dos computadores e de programas específicos é possível seguir um avião em tempo real, acedendo aos seus dados de voo elementares, ele olhou para mim e com aquele ar que conheço há mais de 40 anos disparou: 
- Isso é tudo uma treta!

_____
Nota: À hora que estou a escrever, estão a passar agora mesmo junto à ilha dois voos TAM, um A332 PT-MVU de Milão-Malpensa para São Paulo e um A332 (PT-MVM-StarAlliance) de Madrid também para S. Paulo. Voam entre os 35 e os 37 mil pés e a pouco mais de 800 km/h.


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>