terça-feira, 3 de abril de 2012

DIA DE S. ANTONOV



Como se diz na gíria das gentes seguidoras dos Pássaros de Ferro que sobem e descem a ladeira no Aeroporto do Porto, cada vez que vem por cá um Antonov AN-124 “Ruslan”, ou outro assim invulgar, é de imediato proclamado “Dia de São Antonov”.

No passado dia 31 de Março, o "Dia de São Antonov" portanto, surge na sequência de, uns dias antes, se ter gerado um frenético zumbido cibernáutico prenunciador dos grandes acontecimentos aeronáuticos e afins, entre a prevista vinda de um Antonov e a preocupação em aferir se mentira de 1 de Abril se tratava ou não. Cedo as dúvidas se desfizeram em certezas, ou quase-certezas, obtidas a muito custo, foram levando as gentes a crer que, de facto, de São Antonov seria o último dia do mês.
Compreenda-se que este burburinho nada teria de transcendente não fora o facto de o avião previsto, nunca ter vindo ao Porto, ser só o maior avião do Mundo, mas também o único exemplar, o Antonov AN-225 Mriya.
Estas singularidades todas juntas, fazem em todo o entusiasta que se preze, fornecer-lhe todo o conjunto de certezas, certezas feitas de vontades, vontades de dizer presente! … naquilo que se adivinhava ser um momento único, que só o verdadeiro planespotter ou spotter sabe o que significa (embora não o saiba explicar muito bem), que é este de assistir à primeira vez que um determinado tipo de aeronave ou operador que utiliza uma determinada estrutura aeroportuária.

Ainda que sem as certezas todas e plenas, sábado, 31, lá estavam então todos, de perto e de longe, com as bocas cheias de sorrisos nervosos, a barriga às voltas com hambúrgueres e colas feitos à base de plástico, e os pescoços cheios já de vermelhidão de estar tantas horas, de máquinas penduradas, bolsos cheios de cartões e baterias, chicletes espremidas contra os dentes e outras contra o asfalto. Sempre atentos à informação na internet, aos sms e telefonemas dos amigos.

Mas, como se sabe, a vida dos entusiastas de aviação nem sempre se caracteriza por um desfiar de sucessivos sucessos e alegrias, todos sabem que dela também fazem parte muitos e difíceis sacrifícios, tantas vezes argrurosos que, por isto ou aquilo, acabam em insucessos.

Foi o caso. Schrödinger e Murphy juntos num só dia, ou seja, um Antonov trás uma caixa, só sabemos se o Antonov vem com a caixa ou não se formos ao aeroporto ver, mas se formos ele tanto pode vir ou não vir, mas se não formos ficamos sem saber.  (A caixa era para distrair)
No caso de Murphy, se o Antonov pode não vir ao Porto, ele não virá. Depois temos: a informação mais necessária sobre se o Antonov vem ou não ao Porto é sempre a menos disponível e o mais tarde possível.
E por fim: o pessimista queixa-se de não vai porque não sabe se o Antonov vem, o otimista espera que ele chegue independentemente de saber, o realista vai perguntar a quem sabe, e quem conhece Murphy não faz nada.

No sábado sucedeu também ainda um outro caso, o de um tipo: É pá, não matem o mensageiro! -- gritava ele, que explicou às dezenas de irredutíveis que esperavam ainda junto à pista, que tinha saído da torre de controle informação mais fidedigna possível, que o Mriya afinal tinha metido um plano de voo directo para as Lajes.

Abalaram dali alguns, se não muitos, com vontade de estrafegar o mensageiro... Mas isso são outras histórias.

Afinal no Porto, foi este um Dia de "São Antonoves-fora-nada..."

Fonte: Jane's

Texto: Rui "A7" Ferreira - Entusiasta de Aviação
Foto: (c) João Toste na Base Aérea das Lajes - Ilha Terceira/Açores

6 comentários:

Anónimo disse...

Belíssimo texto! Parabéns! Mike "Lockheed" Sierra!

Corsário de Segunda disse...

Há tipos que vivem em sítios fabulosos, onde se consegue viver em 9 ilhas de absurdíssimo paraíso, em dobro aqueles que chamam sua casa a uma ilha que pelos vistos foi a terceira que encontraram...
GANDA FOTO TOSTE!!!!! Parabéns! è um privilégio tê-la a abrir um dos meus miseráveis escritos!
5513

Emmanuel Lomba disse...

Belíssimo texto, ou não fosse de quem é.
Obrigado.
Toste, bela foto!

Corsário de Segunda disse...

Aqui vai uma foto antiga do An225 em Paris a "engolir gente" ...

http://olhares.sapo.pt/an225-mriya-foto5190481.html

Luz disse...

Criticas construtivas menino!!! Não seja tão duro consigo! Não acredito que saia alguma coisa "miserável" desse cérebro!!

Anónimo disse...

olha quem é ela...
Beijufas
5513

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>