segunda-feira, 23 de abril de 2012

O CÉU É SÓ "RELATIVAMENTE GRANDE"


As recentes greves da NAV mostram a importância dos controladores de tráfego aéreo e de como nas suas mãos, na sua atenção e minúcia, reside a segurança das muitas dezenas, centenas ou até milhares de aviões que, em simultâneo, cruzam os céus do mundo.
Com o advento de programas/aplicações de acesso comum como o Flightradar24, por exemplo, é impressionante ver, não vamos mais longe, a miríade de aviões que demandam o espaço aéreo do centro da Europa.
É com os olhos desses homens e mulheres, juntamente com os pilotos, que se constrói a sensação de segurança que nos conforta quando atravessamos espaços aéreos muito concorridos, rumo aos nossos destinos.
Lembro-me de, há cerca de 3 anos, ter voado de Lisboa para Zurique e a rota do voo se ter "alargado", digamos, sobre o centro da França, pouco abaixo de Paris, justamente para nos desviarmos de alguma congestão aérea e de, à janela do Airbus 319 em que voava, ter visto muitos aviões e as suas luzes a piscar acima, abaixo e ao nosso lado e que a dada altura, nos cruzámos com um outro voo que pouco acima do nosso FL revelou o pormenor das janelas iluminadas, visíveis a olho nu, tal foi a proximidade (segura) com que o cruzamento ocorreu!
Postas assim as coisas, nesta "simplicidade", pode afirmar-se que o céu é, por isso, só "relativamente grande"!

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>