quarta-feira, 20 de junho de 2012

CENTENÁRIO DA LOCKHEED (1912-2012)

O Pássaro de Ferro já assinalou, na edição de ontem, a passagem dos 100 anos da Lockheed, que se comeram durante este ano de 2012.
Por aqui, ficamos por um "destaque caseiro", com algumas imagens de um dos aviões civis mais famosos que a Lockheed produziu e que tem pelo mundo legiões de admiradores, que ainda hoje se curvam perante as suas formas características e os seus 3 motores, algo que vai rareando cada vez mais.
Por uma vez tive a oportunidade de voar numa destas máquinas da Lockheed, episódio que já aqui relatei.
Seja como for, aqui fica o tributo a uma das lendas da aviação civil e, claro, à sua produtora, a centenária Lockheed!

 CS-TEG, 1993

 CS-TEF, início dos anos 90.

CS-TEE, início dos anos 90

 CS-TED, 1992

CS-TEC, 1987

CS-TEB, 1988

O CS-TEA em 1983

O CS-TEC, com as cores da TAAG, em 1994.

CS-TEB, em 1995, ao serviço do Tadjiquistão...

 CS-TMP da Air Luxor, em 2003

CS-TMP, "incógnito", mas com sinais evidentes do seu passado próximo na Air Luxor, fotografado em 2005.

CS-TMX da "Yes", em 2004.

CS-TEA, desta feita com as cores de Moçambique, em 1996.

CS-TEB, com as cores da Euro Atlantic, em 2001.

Este "apanhado" de alguns  Lockheed Tristar com matrícula nacional, não pretende ser exaustivo, nem tão pouco completo. Burila, de forma simples e necessariamente breve, o percurso de alguns destes lendários aparelhos.
Os créditos dos autores e origem das fotos surge nas próprias fotos.

2 comentários:

André Oliveira disse...

Infelizmente a Lockheed tem alguma dificuldade em assumir este avião como parte da sua história. Provavelmente não será vergonha pelo belíssimo avião que construíram mas pela situação de quase falência para a qual foi arrastada na sequência deste programa. As referências ao L-1011 no site da Lockheed são praticamente nulas e difíceis de encontrar e mesmo na edição do centenário, este avião foi novamente "esquecido" na secção "Historical Programs" ou na "timeline".

António Luís disse...

Obrigado pelo seu comentário.
desconhecia esse facto. O mais curioso é constatar que, apesar disso, o Tristar é um avião muito seguido e apreciado, como aliás revela um dos seus blogues que já visitei através do link do seu perfil!
Volte sempre!
Cumprimentos.

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>