segunda-feira, 9 de julho de 2012

O CONTROLEIRO ALEMÃO


"Controleiro" era uma designação muito usada na história dos Partidos Comunistas, sobretudo quando estes existiam clandestinamente. A própria história do PCP - Partido Comunista Português está semeada de muitos "controleiros" e no livro de José Pacheco Pereira - "A sombra - Estudos sobre a clandestinidade comunista", que já tive oportunidade de ler há uma boa década atrás, quando me embrenhei em alguns estudos de índole política, surge amiúde esta expressão que, basicamente, conste no individuo que controla as ações de outros individuos, sobretudo no que toca à sua ação no partido que pudesse denunciar as manobras comunistas no tempo em que o PCP existia clandestinamente, durante o regime de Salazar.
Ora o que é que isto tem a ver com aviões?
Pouco ou se calhar, nada!


Ou se calhar tem... Vejamos porquê:
Apenas porque este aparelho alemão, um Dornier 228-212, que na fuselagem tem escrito "Pollution Control", decidiu passar aqui pela RAM, mormente para pernoitar no Porto Santo, sendo que já ao fim da tarde, decidiu fazer uma passagem pelo Aeroporto da Madeira, num simples low aproach.
Ora à boa maneira dos controleiros, segui-o no FR24 e, de máquina em punho, tentei apanhar o dito cujo, ele próprio, vistas bem as coisas, um "controleiro" da poluição.
Digamos que um controleiro controlou outro controleiro, numa mistura inusitada de controleiros e que fará desta edição, seguramente, a edição com a palavra "controleiro" escrita mais vezes, ainda por cima num blogue de aviação civil.
Seja como for, a fraca qualidade dos registos, somatório da distância a que o avião passou  com as más condições de luz, permitiram estas humildes imagens que valem apenas por terem captado uma avis rara que rompeu com a habitual ditadura de Boeing, Airbus e um ou outro Fokker...


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>