domingo, 21 de outubro de 2012

PRIVATIZAÇÃO DA TAP - CAUTELAS E CALDOS DE GALINHA

Um A-340 da TAP aprestando-se para aterra em Lisboa, vindo de uma das suas rotas de longo curso.

O governo tem erguido como uma das suas bandeiras na luta contra o estado a que o país chegou, a privatização da TAP.
É minha opinião pessoal que, nesta altura, para além de um ato de desespero, é também um erro.
Não me interessam por aí além as consequências "financeiras" que a TAP pública ou a TAP não pública podem trazer ao depauperado estado da nação.
Interessa-me sim que um dos últimos símbolos da portugalidade, justamente considerado um dos melhores entre os melhores, possa ser entregue quase de mão beijada, por via de uns quantos trocos que, sinceramente, não vejo como possam contribuir grandemente para "recuperar" as finanças públicas.
Se o historial de prejuízos da TAP aconselha a que se tomem medidas no sentido de encontrar soluções, convém não escamotear da equação todo o "peso" que a TAP representa na ligação das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e a ligação às regiões autónomas da Madeira e Açores. 
A TAP e os seus aviões, para mim, são um tremendo motivo de orgulho, somatório do facto de se tratar de uma companhia de excelência, de ser segura e onde, em dezenas de viagens que já fiz sob os seus símbolos e bandeira, não ter de que me queixar!
Portanto, não consigo deixar de pensar no facto de, presentemente, existir apenas um candidato à compra da TAP, o que pode pressupor que a sua venda seja precipitada e quase ao jeito "do primeiro que aparecer por aí a acenar umas notas de euro!..."
Mais grave e "sintomático" é que já se chegaram a perfilar mais de uma dezena de interessados, que se foram retirando um a um até chegarmos a um único. Alguns deles pesos-pesados, até restar esta amálgama algo incerta do grupo brasileiro Synergy que controla as companhias Avianca - TACA.
Portanto, no lugar dos governantes, eu desconfiaria e não deixaria de cogitar sobre esta súbita debandada, usando de cautelas e caldos de galinha quanto baste, não entregando a "minha bela filha" ao primeiro "burro vestido com umas calças" que aparecesse a cortejá-la!
Mas enfim, as opiniões são livres e tem o valor e a importância que tem.

Um A-319 da TAP preparando-se para descolar do Aeroporto da Madeira.

2 comentários:

Kym Moriera disse...

Caro amigo,
existe a aérea Avianca Colômbia,porém quem está prestes a comprar a TAP é o grupo brasileiro Synergy que controla as cias Avianca-TACA,desta forma,se o negocio for feito quem controlará a TAP será a Avianca-Brasil e não sua filial colombiana.

António Luís disse...

Ok. Fica a correção que será feita no texto.
Obrigado!
Cumprimentos.

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