segunda-feira, 16 de setembro de 2013

BOMBARDIER C100 SERIES LEVANTA VOO (M280 - 65AL/2013)

Descolagem do FTV1 CS100 da Bombardier, hoje, às 09:55h.

O dia 16 de setembro ficará na história da Bombardier como o dia em que o CS100 Series fez o seu primeiro voo.
Conforme já noticiámos, a empresa canadiana havia já anunciado que estaria para breve o primeiro voo do seu novo avião, sobretudo do sucesso da sua rolagem em pista. Assim, hoje teve lugar, com pleno sucesso, o primeiro voo desta nova aeronave.
O CS100 está dentro do segmento de aviões com capacidade para 100 a 149 passageiros e o seu primeiro voo foi também a estreia dos dois motores  Pratt & Whitney Geared Turbofan™ PurePowe, como partes integrantes do programa de certificação.
O histórico voo de hoje do flight test vehicle one (FTV1), o CS100 de matrícula C-FBCS, foi comandado pelo Capitão Charles (Chuck) Ellis, piloto de testes chefe da Bombardier, pelo Capitão Andris (Andy) Litavnikse Andreas Hartono.
O voo partiu de Montreal-Mirabel International Airport  às 09:55h e aterrou às 12:25h, atingiu a altitude máxima de 12500 pés (3810 m) e uma velocidade de 230 nós (426 km/h)e a panóplia de testes incluiu a atuação do trem de aterragem, flaps, controles de voo, simulação de aterragens, entre outros.

  Aterragem do CS100, às 12:25h, com sucesso no seu primeiro voo.

A Bombardier faz questão de destacar a muito baixa emissão de ruído do CS100, tanto na descolagem, como no voo e depois na aterragem.
A Bombardier prevê dispôr de um total de 5 aviões para o programa de testes que, neste momento, estão em diversas fases de desenvolvimento.

Vídeo da descolagem do CS100, hoje, em Montreal.
 

Fonte e fotos: Bombardier
Edição e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>