sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SINDICATO DE CONTROLADORES AÉREOS CONVOCA GREVE PARA OUTUBRO



O Sindicato de Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA) anunciou hoje a decisão de convocar uma greve para o próximo mês de outubro, tendo já submetido o pré-aviso respetivo às entidades competentes. 
O SINCTA alia-se assim aos seus congéneres de Alemanha, França, Itália, Espanha e Grécia, no âmbito do denominado Action Day contra o Céu Único Europeu II, estando previstas "outras iniciativas com impacto operacional relevante" não reveladas para Bélgica, Irlanda, Países Baixos e Suiça.

A greve decorrerá em dois períodos distintos durante o dia 10, nomeadamente entre as 7:00 e 9:00 horas e da parte da tarde entre as 15:00 e as 17:00. 
Segundo comunicado do SINCTA, "os serviços mínimos serão assegurados conforme está previsto no acordo existente sobre a matéria".

O projeto Céu Único Europeu II é uma iniciativa da Comissão Europeia, que alegadamente pretende tornar os voos mais seguros, ecológicos e pontuais, permitindo às companhias aéreas diminuir as emissões de dióxido de carbono e poupar nos custos de combustível um total de cerca de "dois a três mil milhões de euros anuais".
Os controladores de tráfego aéreo contudo, alegam que o recurso à greve "surge do facto da Comissão Europeia se ter isolado no processo decisório relativo à proposta  legislativa SES2+ Céu Único Europeu II, reduzindo o envolvimento dos Estados-membros  e o papel das autoridades nacionais na sua discussão" e que o seu contributo tem sido "sistematicamente ignorado".
Apesar disso, acreditam que o objetivo do Céu Único Europeu II "é alcançável, desde que sejam  tidos em consideração pressupostos válidos e coerentes com a realidade". 







0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>