segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DOIS BOEING 747 QUASE CHOCAM NO AR (M291 - 72AL/2013)


Transcrevemos, na íntegra, esta notícia que encontrámos há pouco no sítio online do Diário de Notícias/Globo e que julgamos interessante.

«Dois aviões da americana Boeing, trasportando cerca de 1000 passageiros no total, quase chocaram nos céus da Escócia quando os seus pilotos ignoraram ou não entenderam as ordens dadas pela torre de controlo.
No passado dia 23 de junho, dois aviões Boeing 747 terão estado separados por apenas 100 pés (30 metros) verticalmente e a menos de 3 milhas náuticas (5,5 km) horizontalmente. O que, segundo o jornal "Independent" que noticia hoje o caso baseando-se num relatório do incidente, é a situação do género mais perigosa alguma vez registada no pais.
Os investigadores estão chocados pelo erro cmetido pelos 4 pilotos dos aviões, que transportavam mais de 1000 pessoas.
Os dois aviões seguiam uma rota que ia convergir, o que fez os controladores de tráfego aéreo escoceses darem ordens específicas aos pilotos para virarem em direções opostas. No entanto, por razões ainda desconhecidas, os pilotos terão ignorado as ordens. A situação foi depois resolvida com uma mudança na altitude.
Os Boeing 747 estavam a realizar uma viagem transatlântica e na altura do incidente viajavam ambos a 34 mil pés (mais de 10 km) de altitude.»

A notícia é omissa relativamente à companhia dos aviões envolvidos, aludindo apenas ao fabricante. Seja como for, é mais um caso em que o fator humano está no centro do quase acidente.

Fonte: DN/Globo
Edição: PE04/Pássaro de Ferro

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>