quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sata continua a assegurar inter-ilhas na Madeira

A SATA Air Açores, cujo contrato de concessão da linha Madeira-Porto Santo-Madeira terminava no final deste ano, irá continuar a assegurar estas ligações, a partir do início de 2014 e até à conclusão do novo concurso internacional para concessão da mesma.



Esta foi a solução encontrada pela Secretaria de Estado dos Transportes, para assegurar o transporte de passageiros entre as 2 ilhas do Arquipélago da Madeira, face ao atraso no lançamento do novo concurso.

A proposta do novo concurso já foi apresentada ao Governo da Região Autónoma, que elaborou uma resposta em que contesta alguns dos pontos agora sugeridos pela Secretaria de Estado, nomeadamente uma menor frequência de voos diários e o facto de ser apresentada a hipótese do avião da companhia que irá fazer o serviço, no futuro, ficar baseado na ilha do Porto Santo.

Fontes conhecedoras do processo comentaram que se compreende essa ideia quando se tem em conta que o serviço destina-se a apoiar a população de Porto Santo, mas que será perfeitamente incoerente quando se verifica que o avião serve um importante fluxo de turistas que viajam da Madeira para o Porto Santo.
É preciso conciliar interesses e é isso que está agora em discussão para terminar a proposta que será o texto final do concurso público internacional, a lançar possivelmente no próximo mês de Novembro, adiantaram as mesmas fontes.

O concurso tem como objectivo principal seleccionar o concorrente cuja proposta garanta o cumprimento das obrigações de serviço público com menores encargos para os utentes e para o Estado português e assegure um serviço de transporte aéreo seguro e de qualidade, por forma a garantir a satisfação permanente de padrões adequados de continuidade, regularidade, qualidade, quantidade e preço.
Desde 2007 que este serviço tem sido assegurado pela SATA Air Açores, que é, no entanto alvo de algumas críticas pelos residentes da ilha Dourada (e não só) devido aos horários, frequências e preços que os voos apresentam, justificando a baixa ocupação da linha precisamente pelos elevados preços praticados pela SATA e contrapondo que caso os preços fosse mais acessíveis, os voos teriam uma maior procura e maior lucro.

Fonte: Presstur
Foto, Edição e Adaptação: Rui Sousa


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