quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

TAP APOSTA NOS MERCADOS AFRICANOS

Airbus A330 da TAP


A TAP está a reforçar a sua aposta em África. A companhia aérea portuguesa vai criar uma nova estrutura para a gestão nos mercados africanos, que entrará em funções em Março de 2014. E que visa potenciar a capacidade de resposta às oportunidades de crescimento neste continente.

O actual delegado em Angola, Dionísio Barum, que acumula a Direcção de África com a de Angola, deixará Luanda para se dedicar em exclusivo ao continente, sendo substituído no país por Pedro Pinto, avançou fonte oficial.

«A alteração é profunda. Passamos a ter um delegado exclusivo para África, baseado em Lisboa, porque, curiosamente, é mais fácil chegar a qualquer ponto de África a partir de Lisboa do que a partir de África, por não haver muitos voos entre os diversos pontos. Esta é uma aposta que visa aprofundar a nossa influência em África», justifica a mesma fonte.

Salienta ainda que é expectável que a companhia venha a aumentar a oferta para esta região, à semelhança do que já fez com o reforço das ligações durante o período de Natal e fim-de-ano. «Estamos muito confiantes que esta estrutura nos ajude nesse sentido», insiste.

Ao que o SOL apurou, estas alterações foram anunciadas numa reunião de quadros da empresa, a 3 de Dezembro. No encontro - em que também participaram membros da AICEP, da consultora McKinsey, da ELO ou da Geocapital, e em que se abordou a Lusofonia económica, a economia africana e o mercado aéreo - foi vincado o reforço de África como área estratégica de desenvolvimento para a TAP.

Aliás, esse foi também o discurso do presidente da companhia esta semana, num encontro com jornalistas em Lisboa, onde enfatizou a importância das ligações aos países africanos.

«Há indicadores positivos [sobre os resultados da TAP em 2013]. A nossa operação em África, que é muito importante, tem crescido fortemente», sublinhou Fernando Pinto, sem contabilizar, por os números do ano ainda não estarem fechados.

Angola lidera subida nas vendas

Na edição de Setembro do seu jornal interno, a TAP avançava que em África as vendas tinham crescido 7,8% nos primeiros oito meses do ano. «Até Agosto, este ano correu muito bem. Vendemos mais na maioria dos mercados africanos», com Angola a liderar, aumentando 11,1%, detalhava Dionísio Barum na publicação. «Penso que África vai ficar ligeiramente acima dos objectivos», antecipava. «Angola mantém-se como um mercado muito estratégico para a TAP», afirmava por sua vez o director de vendas, Carlos Paneiro.

Incidente na Guiné prejudica resultados

Ainda assim, esta semana, o presidente da companhia não deixou de dizer que o incidente com um voo da TAP entre a Guiné-Bissau e Portugal - a companhia foi obrigada a transportar mais de 70 sírios com passaportes falsos (ver página 44) - terá impacto nos resultados. «Tem um custo pesado para a empresa. O voo [que acontecia três vezes por semana] está cancelado e não temos nenhuma indicação de reabertura», explicou o gestor, justificando isso com a «falta de segurança na operação», que é «absolutamente inaceitável».

Ainda assim, apesar de ter suspendido a ligação, a TAP está a realizar voos extraordinários para transportar os cerca de mil passageiros que já tinham reservas feitas quando a ligação que foi suspensa, operação que planeia concluir até ao final do ano.

Fonte: Sol

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>