segunda-feira, 29 de abril de 2013

EMBRAER VENDE 30 AVIÕES À UNITED AIRLINES (M221 - 25PM/2013)


Embraer 175      Foto: Embraer

A fabricante brasileira de aeronaves Embraer anunciou, nesta segunda-feira 29 de abril de 2013, que assinou um contrato com a United Airlines para a venda de 30 jatos Embraer 175. O contrato prevê ainda opção para mais 40 aviões. Se todas as opções forem exercidas, a operação tem valor estimado de 2,900M USD segundo a empresa.
"Estamos muito satisfeitos com este pedido, pois reforça e amplia a nossa parceria de longa data com a United Airlines, então como Continental Airlines, cliente de lançamento do jato ERJ 145, em 1996", disse, em nota,  Paulo Cesar Silva, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A primeira entrega, segundo a Embraer, está prevista para o primeiro trimestre de 2014. Os aviões, que serão operados sob a marca United Express, serão configurados com 76 lugares de passageiros.


Fonte:G1
Adaptação: Pássaro de Ferro

GOVERNO BRASILEIRO VAI SUBSIDIAR VOOS REGIONAIS (M220 - 24PM/2013)


Ilustração do aeroporto de Bonito em Mato Grosso do Sul     Imagem:wikimapia

A presidente brasileira Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira 29 de abril de 2013, que o Governo irá subsidiar as passagens em voos regionais para torná-los mais competitivos, em relação às viagens em expresso rodoviário.
O anúncio foi feito durante a cerimónia de entrega de autocarros escolares a municípios de Mato Grosso do Sul. De acordo com a Presidente, o Estado irá pagar a diferença entre uma passagem média de autocarro e uma passagem de avião, para aumentar a competitividade da modalidade. "Para aviões regionais, nós vamos bancar."
A medida faz parte da primeira etapa do pacote de aviação regional, que ainda prevê a padronização dos aeroportos regionais do país. "Vamos padronizar os aeroportos regionais no Brasil. Vão passar a ter um terminal de passageiros, uma pista e uma placa de estacionamento e ainda características e equipamentos para permitir aterragem e descolagem de aviões a jato em alguns", concluiu.



Fonte: Infomoney
Adaptação: Pássaro de Ferro


A320 ATACADO SOBRE A SÍRIA (M219 - 23PM/2013)

Airbus A320 da Nordwind Airlines semelhante ao envolvido no incidente

Um avião comercial russo Airbus A320 que transportava 159 passageiros foi atacado, esta segunda-feira de manhã, por dois mísseis terra-ar quando sobrevoava território sírio, mas não foram identificados os responsáveis, informou fonte oficial à agência Interfax. A aeronave, pertencente à companhia Nordwind Airlines, efetuava o voo charter NWS1950 do Egito para a cidade russa de Kasan.

"A Síria informou-nos que, na manhã de segunda-feira, desconhecidos dispararam dois mísseis terra-ar, que explodiram muito perto de um avião civil pertencente a uma companhia aérea russa", afirmou.

Segundo a mesma fonte, citada por um representante do Governo Sírio, "a tripulação conseguiu desviar o avião a tempo e salvar a vida dos passageiros", acrescentando que não tinham informação se os atacantes sabiam que se tratava de um aparelho russo.

A embaixada Russa em Damasco disse à agência de notícias RIA-Novosti que está a confirmar a veracidade do ataque. Dada a altitude normal de cruzeiro dos voos comerciais, a hipótese de se tratar de um a míssil portátil de disparo por um único operador manual como os que proliferam na região, está fora de questão.

O Kremlin tem declarado que não apoia nem o regime sírio de Bashar al-Assad nem os rebeldes, e que o objetivo político de Moscovo é acabar com a violência num país que é o seu último aliado no Médio Oriente.


Fonte: Jornal de Notícias
Adaptação e adendas: Pássaro de Ferro


domingo, 28 de abril de 2013

PAN AM: O REGRESSO DE UM MITO? M218 - 22PM/2013)


Boeing 747 da Pan Am em Zurique 1985    Foto:Eduard Marmet/Wikipedia

Segundo notícias a circular desde a semana passada em sites da indústria de turismo, a mítica companhia aérea Pan Am, que cessou atividade em 1991 por falência, poderá estar de volta já em 2014 ou até mesmo antes do final de 2013.
Os detentores da marca terão já conseguido um acordo com uma empresa de consultadoria para recolocar a Pan American no mercado de fornecimento de voos charter e low cost nos EUA.
Diz-se ainda estar a marca ativamente à procura de localizações  para hubs em vários estados do Sul dos EUA, sendo esperados comunicados oficiais para breve.

Estas notícias têm sido acolhidas com grande entusiasmo por antigos trabalhadores da empresa por todo o mundo. Apesar de inativa há mais de 20 anos, a Pan Am nunca foi esquecida tanto pelos trabalhadores, como por passageiros que mantiveram a marca viva numa espécie de revivalismo, que ganharia ainda um maior fulgor e interesse, com a série televisiva homónima, também exibida em canais portugueses.


Fonte: Global Travel Industry News
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

sexta-feira, 26 de abril de 2013

AEROLAZER CELEBRA PROTOCOLO COM EXÉRCITO (M217 - 21PM/2013)

 Imagens: Aerolazer


A Aerolazer, Escola de Pilotos ULM, celebrou um protocolo de cooperação com o Exército Português.
O protocolo visa disponibilizar aos militares e aos trabalhadores do mapa civil do Exército Português o acesso em condições privilegiadas a cursos de Piloto e a outros serviços da Aerolazer, Actividades de Lazer, Lda.

A Aerolazer e o Campo de Voo de Benavente convidam os membros do Exército Português a visitá-los.

Mais informações sobre a Aerolazer em http://www.cvb-aerolazer.com/Serv_escolas.htm


Fonte: Campo de Voo de Benavente
Adaptação: Pássaro de Ferro

JAPONESA ANA VAI EFETUAR VOO DE TESTE COM O BOEING 787 (M216 - 36AL/2013)



A companhia aérea japonesa ANA - All Nippon Airways irá realizar um voo teste com o Boeing 787 Dreamliner no domingo, enquanto se prepara para retomar voos com passageiros no avião que foi paralisado em todo o mundo, após incidentes pelo sobre-aquecimento das baterias.
O voo teste da ANA, principal cliente do Dreamliner, vai ocorrer depois de as autoridades norte-americanas e japonesas terem dado a sua aprovação para a retoma dos voos, e será o primeiro de cerca de 230 que a companhia aérea planeou, antes de permitir que estas aeronaves voltassem ao transporte passageiros.
O presidente-executivo de Aviões Comerciais da Boeing, Ray Connor, e o CEO do Grupo ANA, Shinichiro Ito, estarão a bordo do voo de domingo.
A ANA ainda deve decidir quando os voos comerciais irão reiniciar, afirmou o presidente Osamu Shinobe, mas reiterou que o Dreamliner continuará como parte essencial de sua estratégia de frota.
A rival local Japan Airlines disse que iria começar o seu próprio programa de testes a partir de maio, com o objetivo de voltar a usar os aviões para transportar passageiros a partir de junho.
"Nós tivemos esse problema com o 787, mas é um excelente avião", afirmou o presidente da JAL, Yoshiharu Ueki, aos repórteres. A companhia tem sete aviões Dreamliner.
No sábado, a Boeing vai realizar uma conferência de imprensa em Tóquio. O engenheiro-chefe do projeto da Boeing para o 787, Mike Sinnett, deve fazer o esclarecimento aos OCS.
A Ethiopian Airlines deve ser a primeira companhia aérea do mundo a retomar os voos com o Dreamliner, com um voo comercial programado para o sábado, rumo ao vizinho Quénia, informaram duas fontes da companhia aérea à Reuters, na quarta-feira.
A ANA, que possui 17 aparelhos do tipo Boeing 787 Dreamliner, não divulgou os custos para a empresa da paralisação dos aviões, embora tenha dito que estava a perder 868.300 dólares de receita por avião, nas duas últimas semanas de janeiro.
Fonte: Exame.br
Adaptação: Pássaro de Ferro/Porta de Embarque 04

segunda-feira, 22 de abril de 2013

BRITISH AIRWAYS ANUNCIA AQUISIÇÃO DE 36 AIRBUS A350 (M215 - 20PM/2013)


Imagem: Airbus

Já durante esta segunda-feira 22 de abril, a British Airways anunciou a intenção de adquirir até 36 aviões de transporte de passageiros Airbus A350 de cabine longa, no valor de cerca de 12.000M USD, segundo preço de tabela.
Foi ainda adiantado que o Memorando de Entendimento assinado com a Airbus pela IAG, grupo ao qual pertence também a transportadora espanhola Iberia, inclui a aquisição de 18 Airbus A350-1000, com opção de aquisição de 18 outros adicionais.
A Airbus revelou ainda em comunicado de imprensa, que a escolha da British Airways pelo novo modelo A350, vem no seguimento da decisão de 2007, quando a transportadora britânica adquiriu 12 A380, vendo a utilização conjunta dos dois modelos como valor acrescido para a companhia, permitindo ajustar a capacidade das aeronaves ao volume de tráfego exigido por cada rota. 
O A350-1000 é o maior modelo da gama A350, sendo capaz de transportar até 350 passageiros, a uma distância até 8400 milhas náuticas (15.500km).

Fonte: France 24/Airbus
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro


sexta-feira, 19 de abril de 2013

REGRESSO DO BOEING 787 À OPERACIONALIDADE PODERÁ ESTAR PARA BREVE (Atualizado) - (M214 - 35AL/2013)


 Um Boeing 787 da norte-americana United. Créditos na imagem.

Depois do problemas nas baterias do 787 que fez parar a frota desde janeiro passado, a FAA - Federal Aviation Administration aprovou hoje de tarde o novo sistema de baterias do 787 o que permite a retoma das entregas da Boeing e o regresso às operações da frota de 787 entretanto forçada a parar.
O Boeing Chairman, Presidente e CEO Jim McNerney refere que "A promessa do Boeing 787 e os benefícios que ela proporciona para as companhias aéreas e seus passageiros permanecem totalmente intactos."
"A segurança dos passageiros é a nossa prioridade número um. Estas alterações nas baterias do Boeing 787 vão garantir a segurança da aeronave e dos seus passageiros", disse também o secretário americano dos Transportes, Ray LaHood.
"O sistema de baterias melhorado inclui mudanças no projeto para prevenir e isolar uma falha, caso ela ocorra. Além disso, a melhoria da produção, os processos operacionais e de teste foram aplicados. O novo sistema de caixa de aço foi projetado para evitar que qualquer nível de sobreaquecimento da bateria possa afetar o avião ou até mesmo ser notado pelos passageiros", disse a Boeing num comunicado à imprensaPor seu turno, também em comunicado à imprensa, a FAA referiu que vai acompanhar de perto as modificações na aeronave e na frota em serviço nos EUA. O regresso às operações do Boeing 787 modificado só terá lugar após a FAA aceitar o trabalho e as modificações introduzidas.
Se tudo correr como o previsto pela Boeing, poderá acontecer a curto prazo o regresso dos Dreamliner aos céus, depois de uma paragem de mais de três meses. 

Atualização: Algumas fontes indicam que o regresso à operação, por exemplo, dos aparelhos 787 da Ethipioan poderá acontecer já a partir do próximo dia 25. Equipas da Boeing tem estado a trabalhar nas diversas partes do mundo onde o 787 está já no ativo, pelo que tudo poderá então regressar à normalidade, depois desta aprovação por parte da FAA. 
(O PE04 agradece ao Tiago Cotrim pela sua contribuição para esta atualização).

Fonte: nycaviation.com
Tradução e adaptação: Porta de Embarque 04/Pássaro de Ferro
 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

UM BOEING 707 QUE VOA HÁ MAIS DE MEIO SÉCULO* (M213 - 34AL/2013)



O Boeing 707-130 retornando do seu primeiro voo de testes depois de uma manutenção em 2012, visto na curta final de Miami. (Foto: Robert Collazo)
O Boeing 707-138B “9Q-CLK” regressando do seu primeiro voo de testes depois de uma manutenção em 2012, visto na curta final de Miami. (Foto: Robert Collazo)

Desculpem se volto novamente a essa coluna com mais uma matéria sobre o Boeing 707, mas além de ser um dos meus aviões preferidos, há algumas semanas atrás um facto bastante importante envolveu um destes clássicos em particular. Trata-se do Boeing 707-138B (s/n 17702), matrícula 9Q-CLK, que no dia 26 de janeiro passado descolou de Miami para Kinshasa, com escalas em Natal (!) e Accra.
Depois de ter chegado à Florida em agosto de 2010 para manutenção – onde inusitadamente foi pintado com um padrão de cores imitando aquele de um dos protótipos do Boeing 787 – o ‘CLK tomou o rumo da República Democrática do Congo – DRC (ex-Zaire), onde opera como aeronave presidencial do Sr. Joseph Kabila.
Além de ser um facto por si só já especial, por tratar-se de um voo com um Boeing 707, dos quais restam em atividade pouco mais de 60 unidades, essa célula em especial merece destaque.

O VH-EBG com a tripulação que fez o voo de entrega de Seattle para Sydney, em 24 de setembro de 1959. Na ocasião, levava um quinto motor no pod especial desenvolvido pela Boeing para transporte de motores sobressalentes. (Foto: Qantas)
O VH-EBG com a tripulação que fez o voo de entrega de Seattle para Sydney, em 24 de setembro de 1959. Na ocasião, levava um quinto motor no pod especial desenvolvido pela Boeing para transporte de motores sobressalentes. (Foto: Qantas)

Trata-se, com efeito, do jato comercial mais antigo ainda em atividade no mundo! (portanto, estamos a excluir aqui algumas unidades de KC-135E/R, mais antigos, ainda em voo). E mais: é um dos raros 707 da versão ‘138 dos quais foram fabricados apenas 13 exemplares, todos para a australiana QANTAS. O ‘138 é uma versão “long range” da série ‘120 (a primeira versão do 707) e com ele a Boeing atendeu aos requisitos da QANTAS que necessitava de uma aeronave de longo alcance para ligar Sidney à costa oeste dos Estados Unidos. Para tanto, a fabricante tomou a fuselagem da versão ‘120, encurtou-a em 3,05m para diminuir o peso vazio operacional e adicionou um tanque de combustível na seção central da fuselagem, aumentando a capacidade total de 51 mil para 65 mil litros. Essa foi a mais curta das versões do 707 (menor ainda alguns centímetros do que o B720), com um comprimento total de apenas 41m.
Mencione-se que outro ‘138B ainda a voar é o famoso N707JT, do ator John Travolta, pintado nas cores antigas da QANTAS. Entretanto, o ‘707JT é bem mais “novo” do que o 9Q-CLK, tendo sido fabricado em 1964.

O VH-EBG com pintura especial alusiva aos 40 anos da QANTAS. Notar a deriva original, de altura menor, bem como os motores jato puro PW JT3-C6, substituídos depois pelos turbofan PW JT3D. (Foto: Qantas)
O VH-EBG com pintura especial alusiva aos 40 anos da QANTAS. Notar a deriva original, de altura menor, bem como os motores jato puro PW JT3-C6, substituídos depois pelos turbofan PW JT3D. (Foto: Qantas)

Com o seu “roll out” da fábrica de Renton no dia 24 de julho de 1959 e primeiro voo em 08 de setembro daquele mesmo ano, o 9Q-CLK foi apenas o 64º 707 da linha de produção e tem, portanto, mais de 53 anos de atividade! Nada mal para uma aeronave pressurizada…

Agora registrado G-AWDG, o s/n 17702 é visto nas cores do seu segundo operador a British Eagle.
Agora registado como G-AWDG, o s/n 17702 é visto nas cores do seu segundo operador a British Eagle.
Registado como VH-EBG e recebendo o nome de batismo “City of Hobart”, operou pela flag carrier australiana em voos de passageiros, de outubro de 1959 até janeiro de 1968, quando foi vendido para British Eagle Airways, que o utilizou em voos charter desde o Reino Unido para a Europa continental e as Caraíbas. Após a liquidação da empresa, foi operar para a Laker Airways, em configuração única de 158 passageiros. Nessas duas companhias britânicas utilizou sempre a matrícula G-AWDG.

A Laker Airways manteve as cores básicas da British Eagle, quando utilizou o G-AWDG entre 1969 a 1978.
O Boeing 707 já no padrão de cores da Laker Airways.

Em 1978 o veterano foi registado N600JJ e adquirido pela Charlotte Aircraft e transformado em aeronave VIP, tendo ido voar em 1981 para o Xeique saudita Abdallah Baroom.

Agora transformado em aeronave VIP, inclusive com a instalação de uma APU, o s/n 17702 é visto nas chamativas cores quando voou para o Xeque Baroom. (Foto: Ron Cuskelly Collection)
Agora transformado em aeronave VIP, inclusive com a instalação de uma APU, o s/n 17702 é visto nas chamativas cores quando voou para o Xeque Baroom. (Foto: Ron Cuskelly Collection)

Em agosto de 1987 o s/n 17702 foi vendido para a Skyways Aircraft Leasing e quatro meses depois foi registado como N707KS. Um facto interessante é que a Skyways era de propriedade do consórcio Aviation Management, no qual o Xeique saudita Salem Bin Ladem (irmão mais velho de Osama Bin Ladem) tinha uma participação e era o real “dono” do avião nessa época.

Em cores bem mais discretas e registrado agora N707KS. (Foto: Ron Cuskelly Collection)
Em cores bem mais discretas e registado agora N707KS. (Foto: Ron Cuskelly Collection)

Em 1990, ainda como N707KS, o avião mudou novamente de proprietário, agora a First City Texas Houston, que em 1992 alterou a matrícula de forma quase “subliminar” para N707SK (apenas alterando a ordem das últimas duas letras).

A mudança de N707KS para N707SK deveu-se ao fato de que o proprietário do s/n 17702 havia adquirido outro 707, um modelo ‘321B, que recebeu o registro N707KS. (Foto: Ron Cuskelly Collection)
A mudança de N707KS para N707SK deveu-se ao fato de que o proprietário do s/n 17702 havia adquirido outro 707, um modelo ‘321B, que recebeu o registo N707KS. (Foto: Ron Cuskelly Collection)

Mas a relação mais duradoura dessa “avis rara” começaria em maio de 1998 quando foi vendida para o governo da República Democrática do Congo (DRC) e registada 9Q-CLK. As duas últimas letras eram as iniciais de Laurent Kabila, então presidente do país, até ser assassinado em 2001, quando foi substituído por seu filho, Joseph Kabila, até hoje no poder.

Agora como 9Q-CLK, o s/n 17702 é visto em Lanseria, África do Sul, quando passando pela reforma do interior VIP. (Foto: Ian Malcolm / AFAVIA)
Agora como 9Q-CLK, o s/n 17702 é visto em Lanseria, África do Sul, quando passando pela reforma do interior VIP. (Foto: Ian Malcolm / AFAVIA)

Após pouco voar em quase 10 anos, passando a maior parte do tempo num hangar em Kinshasa, o ‘CLK foi visto em Lanseria, África do Sul, em agosto de 2007, pintado em cores marrom e creme, passando por uma reforma do seu luxuoso interior VIP. Esse trabalho foi efetuado pela FAAircraft.

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O novo  interior instalado em Lanseria.
O novo interior instalado em Lanseria. (Fotos: FAAircrafts)

Aproveitando a oportunidade de a aeronave se encontrar na África do Sul, um grande credor do governo congolês residente naquele país, conseguiu uma ordem de arresto do 707 na justiça. Entretanto, em 01 de novembro de 2007 a aeronave simplesmente descolou “sorrateiramente” de Lanseria para Kinshasa, onde ficou a salvo da justiça sul africana e de um provável leilão para satisfazer o crédito de cerca de US$ 20 milhões.
O ano de 2008 parece ter sido um dos de maior atividade do 9Q-CLK a serviço do governo da DRC. Com e feito, entre alguns voos documentados do veterano, incluem-se:
  • 11-ABR-08: Levou o Presidente Joseph Kabila de Kinshasa para Lusaka, Zâmbia, para um encontro de mandatários da região, para resolver a disputa das eleições do Zimbabwe (o call sign quando o presidente está a bordo é “Congo 001”);
  • 13-ABR-08: Retorna com o Presidente Kabila de Lusaka para Lubumbashi (DRC);
  • 14-ABR-08: Voa de Lubumbashi para Kinshasa;
  • 15-ABR-08: Voando de Kinshasa para Ilha do Sal;
  • 07-AGO-08: Chega Pequim (China) com o Presidente Kabila, para a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos;
  • 22-SET-08: Aterrou à noite no Aeroporto JFK em Nova Iorque, trazendo o Presidente Kabila para a Assembléia Geral da ONU.
  • 06-NOV-08: Voa de Kinshasa para Nairóbi, levando Kabila para uma reunião sobre a crise humanitária na DRC.
Aterrissando em Beijing, em 7 de agosto de 2008, quando levou o Presidente Joseph Kabila para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos (Weimeng).
Aterrando em Pequim, em 7 de agosto de 2008, quando levou o Presidente Joseph Kabila para assistir à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos (Foto: Weimeng).

A tripulação técnica é composta por ex-pilotos oriundos da companhia congolesa Hewa Bora Airways, que utilizou Boeing 707 nos anos 90 até meados dos anos 2000.
A próxima grande movimentação do ‘CLK ocorreria em agosto de 2010 quando surpreendentemente foi visto em Miami, onde viria a passar por uma grande revisão. A estada na Flórida foi bastante demorada. Aparentemente a falta de peças e de pagamentos pontuais por parte do governo congolês, fez com que a manutenção programada fosse suspensa e apenas parcialmente cumprida. Em janeiro de 2011, o avião foi visto sem motores, fora do hangar, com cores semelhantes de um dos protótipos do 787, em curvas de azul escuro e azul claro, com um grande “707” pintado na cauda.

O 9Q-CLK, visto já em Miami, em dezembro de 2011, sem motores e nas cores “Dreamliner”. (Foto: Victor Lopez)
O 9Q-CLK, visto já em Miami, em dezembro de 2011, sem motores e nas cores “Dreamliner”. (Foto: Victor Lopez)

Em 10 de setembro daquele ano o 9Q-CLK efetuou o primeiro voo de experiência após mais de um ano desde sua chegada em Miami. Aparentemente, vários problemas foram encontrados nesta saída e a aeronave regressou ao aeroporto com o painel do engenheiro de voo “piscando como uma árvore de natal”, no dizer de uma pessoa com acesso ao clássico 707.
Depois de mais um ano de reparações, o s/n 17702 realizou mais três voos de testes entre o final de 2012 e início de 2013. No primeiro, um tubo do ar-condicionado rompeu-se e a aeronave começou a perder pressurização. A tripulação regressou para uma aterragem de emergência em Miami. No segundo teste, efetuado em 15 de janeiro de 2013, o sistema antiskid do freio das rodas falhou, levando ao estouro dos pneus na aterragem. A terceira tentativa, em 22 de janeiro, acabou prematuramente, pois um dos motores entrou em pane e teve de ser cortado, obrigando ao regresso do 707 ao aeroporto.

O 9Q-CLK decola para Kinshasa, despedindo-se de Miami para um futuro incerto na África, após mais de 2 anos na Florida (Foto: Victor Lopez)
O 9Q-CLK descola rumo Kinshasa, despedindo-se de Miami, rumo a um futuro incerto na África, após mais de 2 anos na Florida (Foto: Victor Lopez)

Mesmo diante de tantos problemas, a decisão foi tomada, no sentido de levar a aeronave para Kinshasa, obtendo-se para tal uma autorização da FAA (Federal Aviation Administration) para um único voo de ferry para a África.

Rota do ranslado do Boeing 707 entre a Flórida e a África, com escala em Natal.
Rota do Boeing 707 entre a Flórida e a África, com escala em Natal.

Assim, no dia 26 de janeiro último, o clássico cinquentão partiu definitivamente para sua casa, de Miami para a capital congolesa, escalando em Natal e Accra (Gana). Veja abaixo um vídeo feito durante o táxi para decolagem. No dia 10 de fevereiro o 9Q-CLK foi visto no pátio de aeroporto N’djili, de Kinshasa, na área reservada às aeronaves do governo.
Infelizmente, comenta-se que a não ser pelas cores “Dreamliner” aplicadas ao ‘CLK em Miami, quase nenhum dos itens que deveriam ser inspecionados ou atualizados foram realizados na aeronave e o futuro do clássico s/n 17702, o jato comercial mais antigo em voo, parece nada promissor…

*Parceria: Cavok Brasil - Pássaro de Ferro
Publicado originalmente no sítio Cavok/Brasil: http://www.cavok.com.br/blog/?p=62507
Auto: Marcelo Magalhães 


terça-feira, 16 de abril de 2013

INCIDENTES EM MADRID-BARAJAS (M212 - 33AL/2013)


 Foto da parte de trás da fuselagem que embateu na pista, na manobra de descolagem do Boeing 767 da Aeroxico.

Um Boeing 767 da Aeroméxico, quando descolava do aeroporto de Barajas-Madrid, embateu com a parte de trás da fuselagem na pista, provocando dois feridos, ambos membros da tripulação. O avião teve que voltar a aterrar, meia hora depois, não sem antes ter largado combustível.
Entretanto, um A330 da Air Europa com destino a Caraca-Venezuela, acabou por sofrer também um incidente, quando os destroços do Boeing 767 fizeram rebentar um dos pneus do Airbus, em plena corrida de descolagem. 
O Airbus proseguiu a manobra de descolagem, uma vez que não havia já possibilidade de abortar devido à velocidade a que o avião ia.

 Equipas de emergência rodeiam o A330 da Air Europa, depois deste aterrar.

Este A330 teve também de regressar a Barajas, tendo sido necessário largar combustível para que a manobra de aterragem fosse possível em condições de segurança. A largada de combustível terá ocorrido, segundo a imagem do Flighradar24, ao largo da costa do Algarve.


Os mecanismos de emergência do principal aeroporto da capital espanhola foram ativados, mas tudo acabou por se resolver, sem mais incidentes.

Fonte: El Mundo
Adaptação: Porta de Embarque 04/Pássaro de Ferro

domingo, 14 de abril de 2013

A330 DA TAP DANIFICA ASA EM BRASÍLIA (M211 - 19PM/2013)

Airbus A330 envolvido no incidente ( CS-TOF) aka "Infante D.Henrique"

Um Airbus A330 da TAP (CS-TOF) bateu com a winglet da asa esquerda, numa torre de iluminação do Aeroporto Juscelino Kubitschek, neste sábado 13 de abril de 2013, enquanto taxiava na placa de desembarque. O Consórcio Inframerica confirmou o incidente, não havendo pessoas feridas dentro do avião.

Segundo o consórcio, a responsabilidade da aterragem e parqueamento completo da aeronave é da Aeronáutica, que, em nota, disse que "uma equipa do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) se deslocou ao local para colher informações acerca dos fatores contribuintes para a ocorrência". A Inframerica disse ainda que a pista por onde passou o avião era pequena para o porte da aeronave.

O voo seguinte da transportadora aérea portuguesa, que sairia para Lisboa às 16h45 do mesmo dia, foi cancelado. Ainda não há confirmação se o voo será realizado durante o dia de domingo 14 de abril. Os passageiros que moram em Brasília serão informados por telemóvel sobre a data e horário da viagem. Já para os que não moram na capital, a companhia aérea providenciou alojamento em hotéis da cidade.

Comunicado:

"Informamos que, nesta tarde, uma aeronave A330 Airbus, da TAP Linhas Aéreas, tocou a ponta da asa num poste de iluminação enquanto realizava o seu táxi em direção ao pátio de estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasília.

A aeronave pousou às 14h52m na pista 29L (esquerda), e a ocorrência aconteceu na taxiway L4, em operação desde 30 de março. O avião foi rebocado e não há feridos.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) se encontra no local para colher informações acerca dos fatores contribuintes para a ocorrência."


Fonte: Correio Braziliense
Adaptação: Pássaro de Ferro

sábado, 13 de abril de 2013

ACIDENTE COM UM BOEING 737/800 DA LIONAIR NA INDONÉSIA (M210 - 32AL/2013)



Um Boeing 737-800 da Lionair, matrícula PK-LKS que realizava o voo JT-904 de Bandung para Denpasar, na Indonésia, com 101 passageiros e sete tripulantes, ao fazer a "final" da abordagem à pista 09 de Denpasar, às 15:10h (hora local) (07:10 Z), acabou por se despenhar sobre o mar.
Não há ainda indicações precisas sobre o que terá causado este acidente.
O avião quebrou-se em duas partes. Todos os ocupantes foram evacuados da aeronave e foram levados para hospitais próximos com ferimentos leves (arranhões). Não houve vítimas mortais. 



Fontes: The Aviation Herald e Jakarta Post
Fotos: Via The Aviation Herald
Tradução e adaptação: Porta de Embarque 04/Pássaro de Ferro

quinta-feira, 11 de abril de 2013

BIG BRITISH BEAUTY - A380! (M209 - 31AL/2013)

A British Airway recebeu, recentemente, o seu primeiro Airbus A380...
Conforme já aqui aludimos, o A380 vai voar para, seguramente entre outros prováveis destinos, para Los Angels e Hong Kong, destinos longínquos e com assegurada fiabilidade, dadas as afinidades existentes entre estas duas regiões e terras de sua majestade.
Tal como as imagens documentam, o avião, com estas cores, revela-se muito bonito!




quarta-feira, 10 de abril de 2013

QUANDO VOAR É AO PESO (M208 - 30AL/2013)




A empresa aérea SAMOA AIR pondera adotar uma politica de cobrança de tarifas aéreas proporcional ao peso do passageiro e respetiva bagagem. Os executivos da empresa garantem que este não é apenas um sistema justo de cobrança como também um vislumbre de futuro para outras companhias aéreas.
"O que faz os aviões terem mais disponibilidade para voar é o peso. Nós não vendemos lugares, nós vendemos disponibilidade de peso!" disse um executivo daquela empresa de aviação.
De acordo com o sítio de internet da companhia  aérea "o seu peso mais o peso da sua bagagem é o quanto você vai pagar. Simples!"
Aquela empresa aérea do sul do Pacífico opera apenas 3 aeronaves e serve as ilhas de Samoa americana, Tonga, Niue, Tokelau, Ilhas North Cook e Ilhas Futune na Polinésia Francesa.O mesmo executivo da Samoa Air adiantou que a empresa planeia adquirir o Airbus 320-200 este ano para servir alguns destinos internacionais.

Fonte: CNN
Adaptação: Pássaro de Ferro/Porta de Embarque 04

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