sexta-feira, 30 de agosto de 2013
à(s)
18:12
18:12
António Luís
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O CS100 à saída da pintura. Foto: Bombardier.
O mercado da aviação continua a sua linha de expansão. Airbus e Boeing lançam novos produtos, a Embraer, Sukhoi e a Bombardier, seguem-lhes as pisadas, tentando, de certa forma, fazer vingar os seus produtos num segmento mais balizado, digamos.
Neste contexto, a canadiana Bombardier recebeu recentemente o certificado (FTV-1) para o primeiro voo do seu jato CS100. A entidade reguladora da aviação no Canadá - Transport Canada disse estar a rever todos os procedimentos da Bombardier para este primeiro voo por forma a assegurar todo o processo.
O lançamento da série C por parte da Bombardier é um acontecimento histórico para aquele contrutor.
Efetuar-se-ão, primeiramente, os testes no taxiway, trm de aterragem e outros testes "menores" de modo a que o primeiro voo possa ocorrer nas próximas semanas, assim o tempo atmosférico também ajude.
Os testes de baixa velocidade em taxiway ocorreram em 16 de agosto e a aeronave foi pintada seis dias depois, a 22 de agosto.
Aguarda-se, então, o primeiro voo de mais uma aeronave.
Fonte: Flight Global
Tradução e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
à(s)
18:14
18:14
Paulo Mata
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O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos cancelou a greve da Groundforce que iria arrancar na próxima sexta-feira (30 de agosto de 2013) e iria durar três dias, avançou o representante dos trabalhadores em comunicado.
O SITAVA, em comunciado, refere que “após vários contactos com a administração e os compromissos assumidos” decidiu desconvocar a greve.
O representante dos trabalhadores diz que com esta decisão abre espaço ao diálogo, pelo menos até Outubro, esperando até lá “encontrar soluções equilibradas”.
Na sua página de Facebook, a TAP, maior cliente da Groundforce, esclareceu que "desta forma, toda a operação da TAP irá decorrer dentro da normalidade".
Fonte: Jornal de Negócios
terça-feira, 27 de agosto de 2013
à(s)
21:14
21:14
Paulo Mata
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Está anunciada uma greve nos próximos dias 30 e 31 de Agosto e 1 de Setembro na Groundforce, empresa que presta assistência à TAP em Portugal nos aeroportos do Continente e da Madeira. Embora estes dias coincidam com um dos períodos do ano de maior intensidade de tráfego, a TAP mantém integralmente a sua operação nos horários normais.
Porém, face à esperada afluência nos aeroportos, em especial em Lisboa, a TAP recomenda aos seus passageiros que, se que possível, utilizem o Web ou Mobile check-in em www.flytap.com , permitido até 24 horas antes do voo, ou, nos aeroportos façam o check-in nos quiosques existentes para o efeito.
Recomenda-se igualmente que, logo que possível, se desloquem para as salas de embarque, após passagem pelas zonas de Raio X, evitando possíveis aglomerações.
Fonte: TAP Portugal
à(s)
20:45
20:45
Paulo Mata
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A TAP atingiu no primeiro semestre de 2013 um total de 974
milhões de euros na venda de Passagens, o que representa um crescimento
de 41 milhões, mais 4,4% do que em 2012. O resultado líquido apresenta
neste período um valor negativo de 111 milhões de euros, ligeiramente
melhor que os 112 registados no período homólogo de 2012. De realçar,
porém, que a melhoria das receitas compensou um agravamento de 13
milhões nas variações cambiais bem como os valores correspondentes ao
pagamento aos trabalhadores de subsídios não pagos em 2012 devido às
mudanças que, nesta matéria, se verificaram na Lei do Orçamento de
Estado de 2013.
Para Fernando Pinto, Presidente da TAP, "apesar
destes impactos, a companhia continuou a melhorar os seus níveis de
produtividade, fruto do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos
últimos anos e do empenho revelado pelos seus trabalhadores, mantendo-se
a expectativa de atingir um resultado positivo no final do ano”.
Devido
à sazonalidade do seu mercado, a operação da TAP tem normalmente um
desempenho mais favorável no segundo semestre, prevendo-se uma melhoria
significativa para o período de Julho a Dezembro - confirmada já pelos
resultados de tráfego de Julho - como, aliás, se vem verificando nos
últimos anos.
O total das receitas atingiu no final de Junho
1.094 milhões de euros, contra 1.084 milhões de 2012, o que traduz uma
melhoria de 10 milhões.
Os custos, com um total de 1.112 milhões de euros, comparam com 1.098 em igual período em 2012, ou seja mais 1,2%.
No
final de Junho, a TAP S.A. atingiu um total de 4,931 milhões de
passageiros, mais 4,8% do que no ano anterior. A somar à intensa
atividade das equipas de vendas, tanto no mercado nacional como no
internacional, há a registar a contínua melhoria da gestão dos recursos
disponíveis, pois a uma redução de 1,4% da oferta (PKO) correspondeu uma
melhoria na procura (PKU) de 2,4%, o que permitiu reforçar a taxa de
ocupação de 74% para 76,9%.
Este desempenho traduz o reforço da
importância do papel da transportadora nacional no domínio das
exportações e no crescimento dos fluxos turísticos para Portugal.
Fonte: TAP Portugal
terça-feira, 20 de agosto de 2013
à(s)
22:46
22:46
Paulo Mata
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Os trabalhadores da SATA afetos ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC) anunciaram uma greve ao trabalho suplementar e dias feriados entre 01 de setembro e 31 de dezembro.
«Queremos o pagamento do trabalho extraordinário e de todo o trabalho ao abrigo do acordo de empresa. De forma unilateral têm sido alteradas as regras do trabalho sempre suportadas no Orçamento do Estado e nas medidas de austeridade. Há uma lei que permitiu que existisse um acordo de empresa, que tem de ter alguma força, até porque na TAP estas medidas restritivas não são aplicadas», disse à Lusa o representante nos Açores do SINTAC, Filipe Rocha.
O dirigente sindical afirma que "todos são trabalhadores" da aviação e defende o mesmo tratamento que está em vigor na TAP para a SATA, ou seja, a aplicação do mesmo acordo firmado entre uma plataforma de sindicatos e a transportadora aérea nacional com vista a evitar os cortes salariais entre os 3,5% e os 10% previstos no Orçamento do Estado de 2013.
«Tendo sido o Governo central o originador tanto do Orçamento do Estado como do protocolo de entendimento celebrado com a plataforma sindical na altura, extensível aos trabalhadores da TAP, não percebemos por que é que não temos direito na SATA ao mesmo tratamento», afirmou.
Filipe Rocha explica que os dirigentes do SINTAC já reuniram com a administração da transportadora aérea dos Açores, tendo, na altura, manifestado as suas reivindicações, que afirma terem sido «percebidas». No entanto, acrescenta, neste momento «não há» por parte da transportadora aérea açoriana uma «postura negocial», argumentando com o Orçamento do Estado e as medidas de austeridade.
«A reunião com a administração da SATA foi cordial mas não se vê que haja, pelo menos de momento, uma hipótese de desbloquear o conflito porque não se assume aquilo que foi negociado na TAP, afirmando mesmo que se está perante uma matéria ilegal. O que é ilegal é não nos pagarem aquilo que nos devem ao abrigo do acordo das empresa», defende Filipe Rocha.
Uma plataforma sindical, que não integrava o SINTAC, e a administração da transportadora aérea açoriana chegaram em junho a acordo depois de greves realizadas em abril e maio convocadas pela não aplicação na SATA do entendimento conseguido na TAP.
Segundo Filipe Rocha, fazem parte do SINTAC cerca de 100 trabalhadores da SATA.
Fonte: TVI24
domingo, 18 de agosto de 2013
à(s)
22:25
22:25
Paulo Mata
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Airbus A320 da transportadora aérea brasileira TAM |
O governo brasileiro vai socorrer as maiores companhias aéreas do país — Gol, TAM, Azul e Avianca — que enfrentam graves turbulências financeiras devido ao disparar dos custos, sobretudo dos combustíveis de aviação, devido ao dólar mais caro. Entre as medidas sob avaliação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) está o repasse de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES). A ajuda tem como principal objetivo evitar uma onda de demissões no setor. Só a TAM já anunciou a dispensa de até mil profissionais nos próximos meses.
O ministro da SAC, Wellington Moreira Franco, informou na passada semana a intenção de realizar uma reunião em Brasília, com os representantes das empresas para discutir a situação de caixa delas. “Não adianta ter infraestrutura de alta qualidade se não tivermos companhias aéreas saudáveis”, comentou, durante uma palestra na capital paulista. No evento, ressaltou que os aeroportos do país estão aptos a atender a procura durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
As líderes do setor, Gol e TAM, intensificaram nas últimas semanas a redução da oferta de voos e anunciaram demissões para conter os sucessivos prejuízos trimestrais. A expectativa do mercado é de que ambas voltem a apresentar perdas expressivas nos balanços do segundo trimestre. Em 2012, somaram juntas um prejuízo de 2700 M BRL, o que significa um acréscimo de 148,6% sobre os resultados negativos do ano anterior (1100 M BRL).
Fonte: Correio Braziliense
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
à(s)
18:07
18:07
Paulo Mata
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A TAP cresceu acima da média das outras companhias que integram a Associação Internacional de Transporte Aéreo. Em junho, a TAP apresentou um crescimento de 7,1 por cento, superando a média em mais de um ponto percentual. No primeiro semestre de 2013, a companhia aérea portuguesa transportou perto de cinco milhões de pessoas. Isso representa um aumento de 4,8 por cento face a igual período do ano passado.
Fonte: RTP
domingo, 4 de agosto de 2013
à(s)
10:00
10:00
Corsário de Segunda
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Mais uma selecção de imagens enviadas pelo John Camp, desta
feita de alguns movimentos fotografados em Schiphol/Amesterdão, enquanto esperava pelo
Pássaro de Ferro que o levou para mais perto de casa, na ilha onde mora ...
quinta-feira, 1 de agosto de 2013
à(s)
13:40
13:40
Paulo Mata
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A Air France vai eliminar entre 2.500 a
2.600 postos de trabalho até 2014 para melhorar a sua produtividade,
número que se soma aos 5.600 funcionários dispensados nos últimos dois
anos, segundo fontes sindicais.
A
administração da Air France, que concretizará o seu plano em Setembro,
avançou esta informação aos sindicatos na reunião do comité de empresa,
tendo justificado esta nova medida de ajustamento financeiro, em
particular, para melhorar a competitividade da transportadora em relação
à "concorrência agressiva" das companhias aéreas de baixo custo e ao
negócio do transporte de mercadorias.
Os
representantes dos sindicatos disseram na televisão "France 2" que as
novas medidas vão afetar tanto o pessoal de cabine, como o de terra.
O
plano "Transform 2015", posto e prática em 2012, tem como objetivo
poupar 2 mil milhões de euros e aumentar em 20% a competitividade até ao
final deste período.
Entre Junho de 2011 e junho de 2013, o número de trabalhadores da Air France passou de 106.300 para 100.700.
Entre
Abril e Junho, a Air France-KLM (franco-holandesa) teve prejuízos de
163 milhões de euros, mas este valor foi cinco vezes inferior ao
registado no mesmo período de 2012.
Fonte: Lusa/SOL
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