quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Operação Estrelícia



Decorreu no passado dia 28 de Outubro mais uma edição da "Operação Estrelícia", evento organizado pela Associação Portugal Spotters, que assinala o início do Inverno IATA 2013, com uma viagem de um dia à Madeira, onde se juntam aos spotters regionais, para um dia de convívio, spotting e boa disposição.


Como habitualmente, a manhã foi passada numa sessão de spotting, no interior do Aeroporto, mercê das visão da gestora dos Aeroportos da Madeira, ANAM, que reconhecendo as virtudes do trabalho conjunto dos entusiastas/autoridades na divulgação do trabalho desenvolvido no Aeroporto e do próprio destino Madeira, forneceu as condições e apoio logístico necessário ao desenrolar da mesma.


Seguiu-se um almoço de convívio perto do aeroporto, após o que os spotters presentes regressaram ao aeroporto, desta feita às "rampas", local bem conhecido na prática do spotting, para mais umas fotos até ser hora dos elementos vindos do Continente regressarem às partidas do Aeroporto da Madeira, para procederem ao embarque de volta a Lisboa.


Sem dúvida mais um dia muito bem passado, fomentando amizades e fazendo alguns novos "cromos" para a colecção pessoal da cada spotter.


Texto e Fotos: Rui Sousa



segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Kamov Ka32 no Porto


Presença constante e à qual já nos habituamos na Invicta, aquando dos grandes jogos de futebol no Estádio do Dragão, são os meios aéreos do SNBPC, ao serviço (aqui) do MAI, nomeadamente a máquina estrâmbólica que é o Kamov Ka32.
Ainda o ouço daqui à hora a que preparo esta edição, pois moro relativamente perto do estádio, e ontem confesso que não resisti a fotografar esta máquina, enquanto me dirigia para a estação de Campanhã.
Aqui fica o registo.












segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DOIS BOEING 747 QUASE CHOCAM NO AR (M291 - 72AL/2013)


Transcrevemos, na íntegra, esta notícia que encontrámos há pouco no sítio online do Diário de Notícias/Globo e que julgamos interessante.

«Dois aviões da americana Boeing, trasportando cerca de 1000 passageiros no total, quase chocaram nos céus da Escócia quando os seus pilotos ignoraram ou não entenderam as ordens dadas pela torre de controlo.
No passado dia 23 de junho, dois aviões Boeing 747 terão estado separados por apenas 100 pés (30 metros) verticalmente e a menos de 3 milhas náuticas (5,5 km) horizontalmente. O que, segundo o jornal "Independent" que noticia hoje o caso baseando-se num relatório do incidente, é a situação do género mais perigosa alguma vez registada no pais.
Os investigadores estão chocados pelo erro cmetido pelos 4 pilotos dos aviões, que transportavam mais de 1000 pessoas.
Os dois aviões seguiam uma rota que ia convergir, o que fez os controladores de tráfego aéreo escoceses darem ordens específicas aos pilotos para virarem em direções opostas. No entanto, por razões ainda desconhecidas, os pilotos terão ignorado as ordens. A situação foi depois resolvida com uma mudança na altitude.
Os Boeing 747 estavam a realizar uma viagem transatlântica e na altura do incidente viajavam ambos a 34 mil pés (mais de 10 km) de altitude.»

A notícia é omissa relativamente à companhia dos aviões envolvidos, aludindo apenas ao fabricante. Seja como for, é mais um caso em que o fator humano está no centro do quase acidente.

Fonte: DN/Globo
Edição: PE04/Pássaro de Ferro

terça-feira, 15 de outubro de 2013

IBERIA APRESENTA NOVA PINTURA

Nova pintura dos aviões da Iberia      Imagem: Iberia

Anunciado no passado dia 1 de outubro, a Iberia apresentou hoje oficialmente o novo esquema de cores que passará a adornar as suas aeronaves, bem como o novo logótipo.
A data estava marcada para o dia de hoje, 15 de outubro, nas novas instalações da companhia de bandeira espanhola em, Madrid, que passarão a concentrar vários departamentos até agora dispersos pela capital do país.

A implementação do novo esquema de cores da Iberia, só será efetivo contudo, a partir de meados de novembro de 2013, quando for entregue o primeiro Airbus A330 presentemente em fase final de certificações na fábrica de Toulouse, envergando o novo logótipo e pintura.
A nova imagem, que manterá os atuais símbolos e cores, que identificam a companhia como sendo a transportadora de bandeira espanhola, faz parte de um plano mais alargado de renovação e modernização, que pretende tornar a Iberia numa empresa moderna, lucrativa e sustentável, atrativa para clientes e trabalhadores.
Novos aviões e cabines redesenhadas nos aviões de longo curso, vão colocar as classes executiva e turística no topo do mercado, ao que se junta ainda um novo site de internet, com opções alargadas para planeamento de viagens são outros aspetos do programa. 
A Iberia pretende ainda subir no ranking da pontualidade (está atualmente em 7º lugar entre as maiores operadoras) e alargar as facilidades para os seus passageiros, disponíveis no Terminal 4 do aeroporto-hub da companhia, em Barajas-Madrid.

Vídeo:



Fonte: World Airlines News



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Sata continua a assegurar inter-ilhas na Madeira

A SATA Air Açores, cujo contrato de concessão da linha Madeira-Porto Santo-Madeira terminava no final deste ano, irá continuar a assegurar estas ligações, a partir do início de 2014 e até à conclusão do novo concurso internacional para concessão da mesma.



Esta foi a solução encontrada pela Secretaria de Estado dos Transportes, para assegurar o transporte de passageiros entre as 2 ilhas do Arquipélago da Madeira, face ao atraso no lançamento do novo concurso.

A proposta do novo concurso já foi apresentada ao Governo da Região Autónoma, que elaborou uma resposta em que contesta alguns dos pontos agora sugeridos pela Secretaria de Estado, nomeadamente uma menor frequência de voos diários e o facto de ser apresentada a hipótese do avião da companhia que irá fazer o serviço, no futuro, ficar baseado na ilha do Porto Santo.

Fontes conhecedoras do processo comentaram que se compreende essa ideia quando se tem em conta que o serviço destina-se a apoiar a população de Porto Santo, mas que será perfeitamente incoerente quando se verifica que o avião serve um importante fluxo de turistas que viajam da Madeira para o Porto Santo.
É preciso conciliar interesses e é isso que está agora em discussão para terminar a proposta que será o texto final do concurso público internacional, a lançar possivelmente no próximo mês de Novembro, adiantaram as mesmas fontes.

O concurso tem como objectivo principal seleccionar o concorrente cuja proposta garanta o cumprimento das obrigações de serviço público com menores encargos para os utentes e para o Estado português e assegure um serviço de transporte aéreo seguro e de qualidade, por forma a garantir a satisfação permanente de padrões adequados de continuidade, regularidade, qualidade, quantidade e preço.
Desde 2007 que este serviço tem sido assegurado pela SATA Air Açores, que é, no entanto alvo de algumas críticas pelos residentes da ilha Dourada (e não só) devido aos horários, frequências e preços que os voos apresentam, justificando a baixa ocupação da linha precisamente pelos elevados preços praticados pela SATA e contrapondo que caso os preços fosse mais acessíveis, os voos teriam uma maior procura e maior lucro.

Fonte: Presstur
Foto, Edição e Adaptação: Rui Sousa


segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MAIS BOEING 787 ENTREGUES (M289 - 71AL/2013)



 Boeing 787 da Royal Brunei Airlines

  Boeing 787 da Jetstar

A australiana Jetstar Airways e a Royal Brunei Airlines são as mais recentes operadoras do Dreamliner da Boeing.
A companhia australiana, do grupo "Qantas", vai receber um total de 14 unidades que incialmente serão afetas ao tráfego doméstico e posteriormente para rotas exteriores de mais longo curso.
Relativamente aos aparelhos para o Brunei, voarão em rotas de longo curso para Europa e América e também em ligações regionais.
Apesar de todos os problemas que tem afetado o Boeing 787, segue assim, aparentemente e a bom ritmo, a entrega de novas aeronaves.
A Boeing respirará, assim, de alívio por ver que os contratempos que tem condicionado a frota de aperelhos já entregues não afeta o otimismo dos novos operadores.


Fonte e fotos: Boeing company
Edição e adaptação: Pássaro de Ferro

domingo, 6 de outubro de 2013

FRAU LUFTHANSA (M288 - 70AL/2013)

Aos sábados, o Aeroporto da Madeira é demandado por dois voos da alemã Lufthansa.
A partir de meados de meados de novembro, correm rumores que pelo menos o voo que opera a partir de Dusseldorf, será desativado.
Enquanto a despedida não se dá, aproveitam-se os derradeiros "cartuchos" da companhia de bandeira germânica para fazer umas fotografias.

A320

A321





A320

A321



sábado, 5 de outubro de 2013

MANAUS E BELÉM: NOVOS DESTINOS DA TAP


A TAP Portugal vai começar a voar para Manaus e Belém, no norte do Brasil, a partir do princípio de Junho de 2014, e aumenta assim para 12 o número de destinos servidos no Brasil, reforçando a sua posição de companhia aérea líder mundial na operação para  aquele país.

A operação será iniciada com três frequências semanais, à terça-feira, sexta-feira e domingo, e é realizada com voos circulares Lisboa – Manaus – Belém – Lisboa, permitindo que a TAP entre na região norte do Brasil, onde ainda não estava presente, a qual possui um grande potencial turístico e uma oferta de voos internacionais reduzida.

Os voos da TAP partem de Lisboa às 9h30, chegam a Manaus às 13h40 e, uma hora depois, seguem para Belém, onde aterram às 17h40. Às 19h10, partem de Belém, chegando a Lisboa às 6h45 do dia seguinte (horas locais).

A captação de tráfego directo entre o norte do Brasil e a Europa   vai ainda permitir a libertação de lugares noutras rotas operadas pela TAP no Brasil que apresentam já alguma escassez de oferta face à elevada procura.

Manaus tem uma população de 2,3 milhões de habitantes e é a capital do estado do Amazonas, com 3,6 milhões de habitantes. Principal porta de entrada na Amazónia, Manaus é também um importante pólo de desenvolvimento brasileiro, com uma Zona Franca em grande expansão. Não dispõe de ligações aéreas directas com a Europa.
 
Belém é a capital do estado do Pará, que tem uma população total de 7,8 milhões de habitantes, dos quais 2,25 se concentram na capital. É um importante destino de ecoturismo e também uma das portas para a Amazónia, não dispondo de qualquer ligação aérea à Europa.


Fonte: TAP Portugal


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BOEING ENTREGA PRIMEIRO 737-900ER À DELTA (M286 - 69AL/2013)

Boeing 737-900ER da Delta. Foto: Boeing Company

No passado dia 30 de setembro, a Boeing e a Delta Airlines celebraram a entrega do primeiro Boeing 737-900ER Next Generation (Extended Range). Este é o primeiro de uma centena de aparelhos com que a Delta está a renovar a sua frota de aeronaves de corredor único, desde 2011. Esta renovação faz parte de uma estratégia de redução de custos com o combustível, uma vez que estas aeronaves de nova geração pugnam, justamente, por uma maior eficiência na utilização do combustível.
O Boeing 737-900ER é o mais novo membro da Nova Geração (Next Generation) do já lendário 737. Tem maior capacidade (180 passageiros) e menor custo por assento, no segmento dos aviões de um corredor. O 737-900 vai substituir os Boeing 737-700 e 800 da frota da Delta e incorpora já o novo interior, com iluminação led e linhas mais curvilíneas, que lhe transmitem maior conforto e habitabilidade, simultaneamente com maior capacidade nas bagageiras da cabine.

Fonte: Boeing Company
Tradução e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


terça-feira, 1 de outubro de 2013

TAP FECHA ACORDO COM TAM PARA LEASING DE AVIÕES

Airbus A320 da TAM

Ontem 30 de setembro de 2013, o Jornal de Negócios deu notícia de um entendimento entre a TAP e a TAM brasileira, para a celebração de um contrato de leasing, respeitante a dois aviões a ceder por parte da companhia brasileira à transportadora de bandeira portuguesa.
Há já alguns meses que a TAP procurava no mercado até seis aeronaves disponíveis, de modo a poder reforçar carreiras com bastante procura, nomeadamente para África e América, até à entrada em serviço dos novos A350 XWB, com entrega prevista para 2016.
Apesar da TAP procurar principalmente Airbus A320 e A330, não foi revelado o tipo de aeronaves envolvidas no negócio.



THOMAS COOK MUDA DE CORES (M284 - 68AL/2013)

Atual imagem dos aviões da Thomas Cook, aqui num Airbus A321.

A marca  de um 'coração ensolarado' será a nova imagem dos aviões da Thomas Cook e que será apresentada brevemente.
A Thomas Cook disse em comunicado que a intenção não é disseminar pura e simplesmente todos os produtos e meios com o coração ensolarado, mas fazer todos como parte da arquitetura de grupo. Por isso, na maioria dos casos, transportarão o coração como uma parte de seu logotipo.
Harriet Green, CEO do Thomas Cook Group disse: "Este não é apenas um lançamento de um novo logotipo, trata-se do cumprimento de uma promessa. O que estamos a anunciar hoje é uma nova imagem para aos nossos clientes, os nossos funcionários e fornecedores. A promessa de que estamos a colocá-los no centro da nossa transformação. Esta imagem é a essência do que somos.
E acrescentou: "O coração vai aparecer na web, em folhetos, nas nossas aeronaves, no nosso conceito de hotéis, nas nossas lojas, em suma, em todos os lugares em que os nossos clientes se liguem connosco!"O tradicional azul e branco, dará lugar a um amarelo torrado e dois tons de cinzento/prateado sobre o corpo principal em branco, conforme se pode antecipar na ilustração.

 Ilustração de um Airbus A320 e um Boeing 757-300.
Fonte: routesnews.com
Edição e adaptação: PE04/Pássaro de Ferro


ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>