quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

LIGAÇÃO AÉREA À GUINÉ BISSAU: NÃO HÁ CONDIÇÕES DE SEGURANÇA


O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, disse hoje que não está garantida a segurança para serem retomadas as ligações aéreas entre Portugal e a Guiné-Bissau, reiterando esperar que seja eleito naquele país um "Governo legitimado" em Março.

"As ligações directas hão-de ser retomadas, espero eu, quando houver garantias de segurança, as quais ainda não existem", disse o governante, quando questionado sobre se já existem condições para serem retomadas as ligações directas entre Lisboa e Bissau, interrompidas pela TAP no final de Dezembro, após o embarque de 74 sírios com passaportes ilegais.

Rui Machete salientou que "o Estado português já disse quais eram as condições que entendia necessárias para que a segurança fosse garantida", acrescentando que "existe um Governo de facto na Guiné, que não é reconhecido por Portugal nem por muitos países".

"Nós esperamos que as eleições se realizem efectivamente em Março e a partir daí que seja possível constituir um Governo que já obedeça às normas constitucionais e que se normalize a vida democrática", salientou o ministro, que falava aos jornalistas no final de uma visita à sede da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em Lisboa.

"Fazemos votos para que isso aconteça e estamos a trabalhar para que as eleições se realizem em termos correctos e possa sair um Governo legitimado pelo voto", destacou Machete, acrescentando que "há vários países", além de Portugal, a desenvolver "esforços nesse sentido".

Questionado sobre a situação dos 74 passageiros sírios, dos quais alguns já não se encontram nas instituições de acolhimento em Portugal, o ministro garantiu que há um controlo de "ingresso" no espaço Schengen, que é "o controlo mais importante", mas essa é uma situação "igual para todos", pelo que "não há especificidades".

No dia 10 de Dezembro, 74 sírios, entre adultos e crianças, embarcaram à força no aeroporto de Bissau, depois de pressões à tripulação da TAP por parte do ministro guineense do Interior, para Portugal, sob alegação de constituírem perigo para a segurança interna da Guiné-Bissau.

O incidente foi classificado na altura pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, como "um ato próximo do terrorismo", e levou a TAP a suspender os voos entre Lisboa e Bissau, deixando assim aquele país sem ligação directa à Europa. 

Fonte: Lusa/SOL

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>