quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PRIVATIZAÇÃO DA TAP AGUARDA MELHORES DIAS (M333 - 07AL/2014)


O secretário de Estado dos Transportes disse hoje que o Governo aguarda um momento em que haja "suficiente ambiente competitivo" para reabrir o processo de privatização da TAP, enaltecendo o interesse "que aparentemente existe" na companhia aérea portuguesa.
"Reiteramos a vontade de, no momento em que houver suficiente ambiente competitivo, podermos reabrir o processo através da aprovação do decreto-lei e respectivas regras em Conselho de Ministros", disse Sérgio Monteiro em declarações aos jornalistas no parlamento.
O governante falava no dia em que diversos jornais avançam que há novos interessados na empresa, entre os quais o norte-americano Frank Lorenzo, antigo accionista e presidente da Continental Airlines e o empresário português Pais do Amaral, presidente do grupo Leya, que está a estudar o processo da privatização da TAP há vários meses e já se reuniu, em Outubro do ano passado, com o CEO da TAP, Fernando Pinto.
Sérgio Monteiro escusou-se a confirmar se existe um interesse concreto de novos investidores, sublinhando contudo que o executivo "tem mantido contactos com muitos investidores em muitas áreas" em visitas e 'roadshows' de diferentes governantes no estrangeiro.
"Em nenhum processo anterior (...) alguma vez o Governo especulou sobre nomes, confirmando ou desmentindo contactos. E vamos continuar a não o fazer", disse o secretário de Estado.
O responsável pelos transportes disse sentir que "ainda não é o momento" para voltar a tentar a privatização da TAP, esperando o Governo a existência de contactos mais vinculativos com "potenciais compradores com elevada possibilidade de fazer uma oferta" pela companhia aérea.
O Governo recusou, em Dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização da companhia aérea nacional.
A venda está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para 2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado, por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam reunidas as condições propícias para o seu sucesso".
Em Outubro do ano passado, Germán Efromovich esteve em Lisboa onde manteve reuniões nos ministérios das Finanças e da Economia.
A 17 de Dezembro, o presidente da TAP disse que "não é fundamental" que a privatização da companhia aérea seja feita em 2014, porque a empresa tem um plano de negócios até 2016 "perfeitamente viável".
Fonte: Sol 
Edição: Pássaro de Ferro

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>