segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

COPILOTO DA ETHIOPIAN DESVIA AVIÃO PARA PEDIR ASILO

Imagem do Boeing 767-300 estacionado em Genebra.

O copiloto de um avião da Ethiopian Airlines em rota de Addis Ababa para Roma desviou o avião para Genebra, segundo informação prestada pela polícia suiça.
O indivíduo, que foi entretanto detido, esperou que o piloto fosse ao quarto-de-banho para se fechar sozinho no cockpit do avião. Estava desarmado e pediu asilo na Suiça.
A companhia aérea declarou num comunicado que todos os 202 passageiros do voo e tripulação estão bem.
O aeroporto de Genebra, que esteve fechado por algum tempo, já reabriu.
O copiloto é um cidadão etíope nascido em 1983 e pediu asilo político devido a alegações de perseguição na Etiópia, referiu a polícia suiça em conferência de imprensa. Após se ter fechado no cockpit, o copiloto pediu para reabastecer em Genebra, aterrou o avião, desceu através da janela do cockpit usando uma corda, entregando-se imediatamente às autoridades policiais. Estava desarmado e não existiu qualquer risco em qualquer momento para a tripulação ou passageiros, segundo o mesmo comunicado policial.
A situação dentro do avião decorreu de modo calmo, durante todo o episódio. O próprio copiloto alertou as autoridades do desvio da aeronave e os passageiros nem sequer se terão apercebido de que o avião tinha sido pirateado.
A única possível ofensa de que o copiloto poderá ser acusado, será de constituição de reféns, pela qual poderá enfrentar uma pena até 20 anos de prisão, segundo um delegado do Ministério Público referiu em conferência de imprensa em Genebra.
O voo 702 estava previsto deixar a capital da Etiópia Addis Ababa, pelas 00:30 horas locais (21:30 GMT), chegando a Roma pelas 4:30 locais. O Boeing 767-300 acabaria por aterrar na Suiça às 6:00 horas de hoje, 17 de fevereiro.
A evacuação dos passageiros começou pelas 7:25 horas, tendo todos sido revistados e interrogados pela polícia.
O desvio da rota começou sobre Itália e dois caças Typhoon italianos, foram chamados a acompanhar o avião comercial, revelou o diretor executivo do aeroporto de Genebra na confer~encia de imprensa.
O último episódio de pirataria aérea a ocorrer no aeroporto de Genebra, sucedeu em 1985 com um avião da Air Afrique.
Desde o 11 de setembro de 2001 que os episódios de pirataria aérea se têm tornado cada vez mais raros. O que sucedeu esta noite felizmente não envolveu qualquer tipo de uso de armas ou violência.

Registo áudio da aterragem em Genebra:



Fonte: BBC
Tradução: Pássaro de Ferro

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>