sexta-feira, 14 de março de 2014

BUSCAS DO VOO MH370 ALARGADAS AO ÍNDICO

Imagem: Daily Mail

A busca pelo avião da Malaysia Airlines estendeu-se ao Oceano Índico nesta sexta-feira (14/3/2014), após a distribuição de novos dados, citados pela Casa Branca, que sugerem que o aparelho voou durante várias horas após desaparecer dos ecrãs de radar, há seis dias.
 
"Entendi que com base na nova informação, não necessariamente conclusiva, uma busca adicional pode envolver o Oceano Índico", informou Jay Carney, porta-voz da Casa Branca, na quinta-feira (13/3/2014).
A Marinha americana deslocou um de seus navios que participam na busca ao avião, do Golfo da Tailândia para o Oceano Índico, revelou um oficial à AFP.
 
USS Kidd
"O 'USS Kidd' está a passar pelo Estreito de Malaca em direção ao Oceano Índico", disse um oficial da Marinha, que pediu para não ser identificado. Um avião de vigilância P-8 Poseidon também foi enviado para participar nas buscas, juntando-se a um P-3C Orion, acrescentou um funcionário americano.

Quase uma semana depois do desaparecimento, persiste o mistério absoluto sobre o destino do voo MH370, que viajava entre Kuala Lumpur e Pequim, com 239 pessoas a bordo, de várias nacionalidades, a maioria (153) cidadãos chineses.
A procura centrou-se no primeiro momento no Mar da China meridional, a leste da Malásia, na rota que o voo deveria ter realizado, entre Kuala Lumpur e Pequim. Mas as autoridades suspeitam que o avião pode ter dado meia-volta. A última posição conhecida do avião fica a meio caminho entre as costas da Malásia e Vietname, 60 minutos depois de descolar de Kuala Lumpur. De acordo com o Wall Street Journal e o canal de televisão ABC, os investigadores americanos acreditam que o avião continuou a voar depois disso por mais quatro horas.
 
Alcance possível do B777 com o combustível que partiu de Kuala Lumpur      Imagem: Daily Mail

A suspeita é baseada num sinal automático transmitido via satélite pelo avião, durante quatro horas após o desaparecimento. Os sistemas ligaram-se a um ou a vários satélites, segundo as fontes.
Se efetivamente prosseguiu o voo durante o período, o avião pode ter percorrido 3500 kms adicionais, alcançando o Oceano Índico, o Paquistão ou até mesmo o mar da Arábia.
O governo malaio está a examinar as informações, segundo indicou à AFP uma fonte ligada às operações de busca, sem revelar mais detalhes. Até o momento não foi anunciado se o país vai enviar equipas de busca ao Índico.

Fonte: Globo
Adaptação: Pássaro de Ferro

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>