sexta-feira, 14 de março de 2014

CABO VERDE RENOVA AEROPORTOS

Aeroporto Amílcar Cabral na ilha do Sal - Cabo Verde

Os aeroportos da Cidade da Praia, Sal e Boavista vão sofrer obras de renovação e de ampliação das respetivas pistas e gares, afirmou hoje o presidente da empresa Aeroportos e Segurança Aérea (ASA) de Cabo Verde.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), Mário Paixão salientou que a ASA, que cumpre este ano o 50.º aniversário da sua fundação, está também a negociar a venda dos serviços de "handling" à companhia aérea de bandeira TACV, operação que deverá estar concluída no segundo trimestre deste ano, "provavelmente em maio".
 
Ainda sem previsão para o aumento do comprimento da pista, Mário Paixão indicou que o aeroporto internacional da Praia Nelson Mandela vai sofrer "algumas adequações", como as ampliações do terminal, que irá ocupar a área do atual parque de estacionamento e onde se situará a nova zona de "check-in".

"O aeroporto da Praia está a servir muito bem a capital, mas precisa de algumas adequações. Já foi lançado o concurso internacional e o projeto é financiado pelo BAD (Banco Africano de Desenvolvimento). O terminal será totalmente reconfigurado e vai haver um aumento de capacidade nas chegadas internacionais e domésticas e das zonas comerciais", indicou, adiantando que as obras serão adjudicadas ainda este ano.

Ainda no aeroporto praiense, a placa de estacionamento de aeronaves também será ampliada, acrescentou. Mário Paixão salientou que, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, no Sal, será remodelada toda a zona de partidas e chegadas internacionais, reconfigurados os serviços de emigração e fronteiras e ampliados o terminal de partidas e toda a zona comercial.

Na ilha da Boavista, indicou, a área de passageiros do Aeroporto Internacional Aristides Pereira vai duplicar, o mesmo sucedendo ao número de balcões de "check-in", que passarão para 12, modernizado o sistema de recolha e tratamento de bagagens e reconfigurado o redirecionamento do fluxo de passageiros. Haverá ainda a construção de mais espaços comerciais e os terminais ampliados.

O presidente da ASA adiantou, por outro lado, que a empresa que gere os aeroportos em Cabo Verde está a negociar a venda dos serviços de "handling" aos TACV, o que poderá ficar concretizado já em maio. A particularidade, explicou, passa pelo facto de, mais tarde, a nova empresa, que se intitulará "Ground Handling" e cujo capital social será totalmente assegurado pelos TACV, voltará à ASA.

"A empresa será criada pela TACV, que deterá os 100% do capital social. A titularidade da nova empresa passará para a ASA como compensação de parte do elevado crédito que a ASA tem junto da TACV", afirmou Mário Paixão. "A ASA fará a consolidação no prazo de um ano, conforme orientações do Governo e, depois, deverá alienar uma percentagem do capital social a um parceiro com «know-how» e capacidade financeira", acrescentou, sem adiantar pormenores.

Sobre as estatísticas referentes a 2013, Mário Paixão indicou que se registaram mais de 40.000 movimentos de aeronave no espaço aéreo cabo-verdiano, permitindo ultrapassar a marca recorde de 10 milhões de passageiros, gerando receitas de 3,5 milhões de contos (31,7 milhões de euros).

Fonte: Notícias ao Minuto

1 comentários:

hawaii disse...

Without an international airpot the development of the tourist, will be only 1% of it's potential. Only may be 1 hotel, and people coming for a weekend with the boat from Praia, without european tourist. No hotel will be build without an airport, no apartments,no construction, no shops, no employement for waiters,cleaning women, dependets, nothing. Only 1% of what it could be. Build the airport and all the rest will come alone. It is not necesary a big airport. Just and airport with a runway where can land boing 747 and airbus for flights of Britain,Germany,Switzeland,France,Italy,...
Look at Sal, it was the only touristic developed because the beaches and the airport. Later Boavista, they builded an airport and is getting developed touristicaly, and only when in maio they build a runway for Boing and Airbus, will be developed.. It is 100 times better to build an airport than a port.

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>