sexta-feira, 11 de abril de 2014

"NUNCA SUBSTIMAR O PODER DE UMA T-SHIRT!"


No caos que sucedeu logo após o desaparecimento do Malásia Airlines Flight 370, uma fonte crucial de dados surgiu de quatro antenas no telhado, instaladas por entusiastas da aviação que vivem perto da rota de voo. Os voluntários, que hospedam os aparelhos para uma empresa baseada em Houston - a FlightAware - forneceram pistas auxiliando a busca pelo avião que desapareceu mais de um mês.
Dados de alguns "geeks" de aviação não foram suficientes para acabar com o que é agora a mais longa pesquisa de um vôo comercial da era moderna. Claramente, o sistema de detecção de voo precisa de ser melhorado. 
Numa época em que qualquer pessoa pode usar um smartphone para ver onde estão os aviões, de e para onde vão, dados básicos de voo, etc., o armazenamento de uma caixa preta dentro de um avião parece loucura, digamos.  Há quem assevere que manter os registros de voo presos em aviões é feito principalmente por causa do custo. Envio de dados de cada voo em tempo real, via satélite, seria extremamente caro .
No caso do voo MH370, os quatro FlightFeeders colocados nos telhados apenas captaram o sinal enquanto este esteve ativo. Assim que alguém desligar os sistemas, o contacto é perdido.
Mesmo que não tenha ajudado muito neste caso, a FlightAware está a tentar acumular uma base de dados mais abrangente para minimizar situações em que seus utilizadores são deixados no escuro. Uma maneira será encontrar mais pessoas como Iain McFadyen, engenheiro de telecomunicações em Trinidad e Tobago. McFadyen, de 53 anos, instalou um FlightFeeder em janeiro, no seu apartamento em Port of Spain. Ele é operador de rádio amador licenciado, e foi recrutado para o programa devido ao seu fascínio pela aviação e em poder ligar-se com outros aficionados. Foi também "inspirado" pelo desaparecimento do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009.
"Eu senti-me muito frustrado com o tempo necessário para encontrar e recuperar os destroços do voo AF447 ", disse McFadyen. "Agora, os recentes acontecimentos com o MH -370 só me fazem perceber quão frágil é ainda o sistema de rastreamento de voo transoceânico."

Segundo a Flighaware, levar as pessoas a colocar antenas nas suas casas pode ser muito profícuo, com vista a estabelecer bases nas áreas onde a cobertura é mais precária, sendo portanto um meio para assegurar uma cobertura mais eficiente e, quem sabe, ajudar em situações como esta do MH370.
"Eu tenho uma t-shirt vestida", diz McFayden, "e tenho uma sensação de estar quente e confortável por dentro e sei que estou a ajudar, contribuindo para o que eu acredito ser uma causa que vale a pena", rematou McFayden aludindo por metáfora ao facto da sua pequena antena, no seu apartamento, poder ser útil, por mais ínfima que seja essa utilidade.Nunca subestimar, portanto, o poder de uma  t-shirt.

Fonte: Bloomberg
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
 
 

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