segunda-feira, 21 de abril de 2014

"SEGREDOS" DA AVIAÇÃO COMERCIAL



O jornal The Huffington Post compilou alguns segredos dos bastidores de uma viagem de avião, a partir de relatos de comandantes, pilotos, hospedeiros de bordo e de viajantes frequentes, que mudarão certamente a ideia que tinha formulada sobre andar de avião.

-Redução da intensidade da luz à noite no avião não é para dormir melhor

Nas viagens realizadas durante a noite, quando diminuem a intensidade da luz dentro do avião, é para preparar os seus olhos para a escuridão na eventualidade de ser preciso evacuar e não para poder dormir melhor. Desta forma não existirá tanto contraste, sendo capaz ver melhor no exterior do avião.

-É possível destrancar uma porta de casa de banho do lado de fora

Sim, leu bem. Dá para abrir a porta a partir do lado de fora da cabine. Por norma, existe uma peça debaixo da placa que informa a proibição de se fumar. Basta levantar a placa, rodar o parafuso e a porta abre-se.

-O ar que respira dentro do avião vem do motor

O ar é comprimido pelo motor, isto é, o motor aquece e pressuriza o ar do exterior para circular, posteriormente, no interior do avião.

-As mantas, os tabuleiros e as mesas não são sempre lavados

É verdade, só os primeiros voos de manhã é que tem direito a mantas lavadas. No resto dos voos do dia, os cobertores são apenas dobrados e arrumados. Em relação aos tabuleiros e às mesas, estes são limpos apenas uma vez. Existem pessoas que aproveitam esses sítios para, por exemplo, mudarem a fralda a crianças, portanto tenha atenção ao que coloca em contacto com essas superfícies.

-O comandante pode mandar prendê-lo


O comandante é quem tem mais autoridade dentro do avião, sendo esta praticamente ilimitada. Deve em casos de indisciplina e incumprimento chamar as autoridades competentes para deter o infrator.

-É possível mudar-se para a primeira classe depois da descolagem

É certo que não é prática recorrente, mas é permitido mudar-se para a primeira classe depois de o avião ter descolado. Caso esteja grávida, seja uma pessoa muito alta, agradável ou bem vestida, ou se for amigo de um dos hospedeiros de bordo poderá ser convidado a transferir-se.

-Pilotos dormem durante a viagem

É aconselhável que naquelas viagens mais longas, os pilotos tenham períodos de descanso, passando a responsabilidade de controlo ao seu co-piloto. O problema é que quando estes adormecem involuntariamente durante o voo, isso sim é preocupante.

-As pessoas roubam coletes de salva-vidas

Como recordação ou lembranças, muitas pessoas decidem levar às escondidas coletes salva-vidas (às escondidas sim, porque é proibido fazê-lo). Dada esta situação, as companhias aéreas pedem sempre que se verifique no início de cada viagem se cada lugar têm o seu respectivo colete. 

-Existem pegas dentro do avião

Já reparou que existem pegas no interior do avião? Em situações de emergência, a tripulação têm de garantir a saída dos passageiros, contudo existem pessoas que entram em pânico e se descontrolam e acabam por os empurrar. As pegas servem para se certificarem que permanecem no avião até todos terem saído.

-As máscaras de oxigénio só lhe garantem mais 15 minutos de ar

A partir do momento em que as máscaras de oxigénio caem, só tem mais 15 minutos de ar. Contudo, o piloto não precisa de tanto tempo para o levar para uma altitude inferior onde consegue respirar normalmente, sendo portanto tempo suficiente.

-Hospedeiras atrasam serviço de refeições, na esperança de que alguns tripulantes adormeçam


Nas viagens realizadas a horas mais tardias, algumas hospedeiras atrasam o serviço das refeições para ver se as pessoas adormecem. Assim, servem menos refeições e demoram menos tempo.

-Refeições dos pilotos são diferentes

Para prevenir em caso de intoxicações alimentares, aos pilotos são servidas refeições diferentes, que estes não podem partilhar.

-Elementos da tripulação nem sempre desligam o telemóvel


Apesar de ser obrigatório e de aconselharem as pessoas a desligarem os aparelhos, alguns hospedeiros de bordo assumem que deixam os seus telemóveis ligados e que enviam mensagens durante o voo.


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>