domingo, 20 de abril de 2014

Sugestão de leitura...





Uma sugestão de leitura (e um filme para ver)...

Trago hoje aqui uma nota diferente, sobre aviões, é certo, mas diferente das que até hoje fiz.
Li, até mais que uma vez, o mais recente trabalho de Jose Cavalheiro Homem, um amigo, que abraçou a profissão de controlador aéreo e é também piloto de aviões ligeiros e que, nos últimos anos se tem dedicado à escrita.
A recomendação de leitura, recai no livro “Tormetório”, cuja história se desenrola por entre histórias de diversas personagens, também pilotos e controladores e aviões e, não sendo esse o propósito do livro, ainda que seja uma das estruturas sobre as quais assenta, desmonta, melhor dizendo, desmistifica, de uma forma muito bem concebida, aos olhares dos leigos, muitas das envolvências da actividade aérea, no caso concreto em situação de emergência.
No livro, a personagem do chefe da Proteção Civil, o Chefe Cardoso, ele que é apesar de tudo uma personagem muito mais que secundária na história, trouxe-me à memória uma outra história, um filme. No livro, um avião em aproximação ao aeroporto do Porto, em situação de emergência, uma incerteza no ar entre aterrar a voar já nos vapores ou não chegar à pista, na cabeça do Chefe Cardoso formam-se todas as diferentes questões deste cenário preparatório da catástrofe que se não quer aconteça. Cenário para o qual se deve estar todos os dias preparado, mas nunca se que quer que aconteça.
Curioso, a recordação deste filme, que já não me recordo muito bem, mas que achei formidável, cujo nome foi traduzido para Português como “1000 Heróis”, protagonizado, entre muitos outros, pelo Charlton Heston.
Aqui vão alguns links e... não se esqueçam de ler o Tormentório!

http://www.youtube.com/watch?v=HaMc0uCSByA

http://www.imdb.com/title/tt0104020/?ref_=nm_flmg_act_32

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>