terça-feira, 29 de abril de 2014

SENNA LEMBRADO EM PINTURA DA AZUL

Imagem: Fundação Ayrton Senna

A companhia de aviação brasileira Azul decidiu assinalar os 20 anos do desaparecimento de Ayrton Senna, decorando um dos seus aviões com as cores do capacete do mítico piloto de Fórmula 1.

Na próxima quinta-feira 1 de maio, cumprir-se-ão precisamente duas décadas sobre o acidente no autódromo de Ímola, São Marino, que viria a vitimar o piloto brasileiro. As sua lenda perdurou contudo e o afeto com que ainda hoje é tratado um pouco por todo o mundo, mas especialmente no seu país natal, fica patente uma vez mais neste tipo de manifestações.

Refira-se a título de curiosidade que a pintura no Embraer 195 de matrícula PR-AYU foi executada na TAP Manutenção e Engenharia em Porto Alegre.



RYANAIR ANUNCIA NOVAS ROTAS PARA LISBOA


A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou esta terça-feira que vai estrear em novembro quatro novas rotas a partir do aeroporto de Lisboa, para Bremen, Eindhoven, Milão (Bergamo) e Roma (Ciampino), cujos bilhetes vão começar a ser vendidos na quarta-feira.

«Na primeira semana de novembro vamos começar as [quatro] novas rotas», disse em Lisboa, numa conferência de imprensa, o diretor adjunto de Desenvolvimento de rotas da Ryanair, Niall O'Connor.

O objetivo da empresa é ter uma frequência semanal de três voos para Bremen, na Alemanha, Eindhoven, nos Paises Baixos, e voos diários para Milão e Roma, em Itália, o que vai ser possível com o novo avião que a Ryanair vai ter em Lisboa a partir de finais de outubro.

A companhia aérea low cost anunciou também hoje um aumento da frequência de três outros voos: Londres aumenta a frequência semanal de 14 para 21 voos, Pisa de dois para três voos semanais e o Porto de cinco para 14 voos semanais.

Com a nova programação de inverno, a companhia prevê atingir um aumento de 200 mil clientes para um total superior a 1,5 milhões de passageiros por ano em Lisboa.

Para "celebrar" a sua programação de inverno, que prevê uma frequência semanal de 104 voos da Ryanair em Lisboa, a companhia vai fazer preços promocionais entre quarta-feira e a meia-noite de quinta-feira.

"Lisboa tem um grande potencial de crescimento, quando comparado com outras cidades, mas tudo depende da capacidade do aeroporto", afirmou Niall O'Connor.

A maior frequência de voos da empresa a partir de Portugal são os de Londres, Bruxelas e Porto, prevendo a companhia operar com os 175 novos aviões que encomendou.

A Ryanair anunciou ainda alterações no seu site, desde abril, para facilitar as operações dos clientes, e uma redução dos custos de cartão e embarque. 

Fonte: TVI24

segunda-feira, 28 de abril de 2014

PRIMEIRO VOO PARIS-BEJA FOI HOJE

Foto: ANA

Com cerca de 20 minutos de avanço em relação à hora prevista, chegou nesta segunda-feira às 9h55 ao aeroporto de Beja o primeiro dos voos charter semanais que vão decorrer até Outubro, entre Paris e Beja. O avião da companhia aérea francesa Europe Airpost, fretado pelo operador GPS Tour, na sequência de um contrato com o grupo francês PRO BTP, que gere um fundo de protecção social dos trabalhadores da construção civil, transportou 92 turistas franceses que tinha como destino Tróia e quatro que rumavam ao Algarve.

A nova campanha de voos fretados para o aeroporto de Beja, que se segue à que foi realizada em 2012 pelo operador inglês Sunvil, com voos semanais entre Londres e Beja, voltou a ter o apoio da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Turismo de Portugal e da ANA-Aeroportos de Portugal.

Em apenas meia hora, a logística instalada na unidade aeroportuária, “libertou” os 96 passageiros franceses de todos os aspectos burocráticos, que rapidamente iniciaram viagem em autocarro para Tróia. Uma rapidez "que não acontece noutros aeroportos”, onde a morosidade nos procedimentos é muito mais acentuada destacou Vítor Silva, vice-presidente Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

No entanto, o tempo na deslocação viária é maior de Beja para Tróia que do aeroporto da Portela. Aliás foi em Lisboa que aterrou, há duas semanas, o primeiro voo charter fretado pela GPS Tour com destino ao Alentejo devido a dificuldades entretanto com transportadora Windavia, que obrigou à sua substituição pela companhia francesa Europe Airpost.

Em 2013, a GPS Tour já tinha transportado passageiros destinados ao Alentejo que, no seu conjunto permaneceram 20 mil noites em vários pontos da região mas com maior incidência no litoral alentejano. “As pessoas vêm para o Alentejo pelo aeroporto da Portela” mas “gostaríamos de ter um aeroporto que fosse mais dedicado à região”, preconiza Vítor Silva.

O vice-presidente da Agência Regional reconhece não ser possível ter voos com “apenas 15 pessoas destinadas ao Alentejo”. O ideal seria “fretar aviões mais pequenos” do que aquele que hoje aterrou na pista da base militar de Beja, que transportou 96 passageiros.

Pedro Beja Neves, director do aeroporto de Beja, instado pelos jornalistas, realçou a “importância” da unidade aeroportuária inaugurada em Abril de 2011, insistindo que se trata de uma “porta de entrada para o Alentejo”. Sobre o futuro adianta apenas “há muita coisa em perspectiva e há muita coisa que está a ser trabalhada”.

O movimento no aeroporto de Beja durou apenas meia hora. Depois voltaram a encerrar-se as portas e o silêncio tomou conta de um equipamento que custou 33 milhões de euros e para o qual a ANA-Aeroportos de Portugal não vislumbra movimentos dignos de nota.

Após a sua abertura ao tráfego de passageiros, passaram pelo aeroporto de Beja cerca de 5000 pessoas transportadas por sete companhias aéreas, que realizaram 160 aterragens e descolagens. Ao todo foram realizadas 110 de operações charter de passageiros, 48 de voos privados/executivos, na sua maioria para frequentar as reservas de caça da região, e dois de carga aérea.

Colocada perante um resultado tão sofrível, a ANA admite que a partir de 2017/2018 é que os volumes de tráfego de passageiros, tenham algum significado, mas escusando-se a antecipar quaisquer números.

Fonte: Público

domingo, 27 de abril de 2014

A330 E A320 AIRBERLIN









O vermelho e branco da Airberlin são cores predominantes aos sábados de tarde no Aeroporto da Madeira.
Pontualmente, o fluxo de turistas (sobretudo) oriundo da Alemanha, obriga a que o número de lugares seja aumentado, sendo por isso normal o recurso a aviões wide-body, Airbus A330/200.
No ano em que se celebram os 50 anos do Aeroporto da Madeira, estrutura absolutamente vital para a região autónoma, o aumento do tráfego aéreo e do número de passageiros que demandam a região, para além de manter a economia local, prova a vocação turistica do arquipélago e minimiza, de certa forma, a crise económica que a região também atravessa, depois de vários anos nos "píncaros".

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O QUE (NÃO) SE DEVE DIZER AOS PASSAGEIROS? - Parte I


Uma frase de um piloto da Monarch lançou o debate sobre que tipo de informação deve ser dada aos passageiros quando alguma coisa corre ma durante um voo.
A história começa quando, na semana passada, um piloto da britânica Monarch disse aos seus passageiros, quando descolaram das Caraíbas, que um problema poderia tê-los levado «a uma sepultura de água».
Os turistas foram retirados do avião que partia de Tobago, mas só chegaram a Londres três dias depois.
A seguir, a Monarch disse que ia investigar a falha e também o comportamento do piloto, lembrando que incentiva os seus pilotos «a fornecer atualizações regulares e abertas aos nossos clientes» e que terá havido uma escolha infeliz das palavras por parte do piloto.
Agora discute-se na Grã-Bretanha que tipo de informação deve ser dada aos passageiros, quando alguma coisa corre mal.


Fonte: TSF
Adaptação: Pássaro de Ferro

terça-feira, 22 de abril de 2014

10 DICAS PARA COMPRAR BILHETES DE AVIÃO BARATOS



De modo a conseguir as tarifas mais vantajosas nos bilhetes de viagens aéreas, há vários procedimentos que os passageiros devem adotar:

1- Procure com tempo. quanto mais informação reunir, melhor será a sua escolha. Aproveite a ajuda de sites organizadores de viagens.

2- Seja flexível. Procure voos matinais, de preferência à quarta-feira. Evite a época alta e os fins-de-semana.

3- Seja o primeiro a saber. Receba os alertas de preços dos sites de viagens (técnica válida para quem tem data e destino escolhido) 

4- Compre com antecedência. Quanto maior a antecedência na compra do bilhete, maior a probabilidade de comprar mais barato

5- Faça a pesquisa de manhã. Estudos demonstram que a melhor altura para pesquisar é de manhã. As companhias aéreas colocam um número limitado de lugares.

6- Atenção às promoções. Se tem disponibilidade para viajar em qualquer altura, esteja atento às promoções de última hora e leilões.

7- Soem milhas. Os programas de acumulação de milhas permitem beneficiar de viagens gratuitas  e promoções.

8- Evite duplicar seguros. Muitos cartões garantem assistência de viagem, o que pode ficar mais barato do que ativar o seguro da companhia.

9- Cuidado com os sites onde compra. Cuidado com os agregadores de viagem. Verifique se estão devidamente identificados para não cair numa plataforma fraudulenta. Certifique-se de que encontra os voos nos sítios oficiais das transportadoras aéreas.

10- Apareceu a viagem ideal? Reserve-a já. Se encontrou um valor "imperdível" com todas as condições de segurança, não gaste mais energia e reserve. Os preços das passagens aéreas são como montanhas russas. Hoje está bom, amanhã pode estar alto.

Fonte: Jornal de Negócios
Adaptação: Pássaro de Ferro


segunda-feira, 21 de abril de 2014

"SEGREDOS" DA AVIAÇÃO COMERCIAL



O jornal The Huffington Post compilou alguns segredos dos bastidores de uma viagem de avião, a partir de relatos de comandantes, pilotos, hospedeiros de bordo e de viajantes frequentes, que mudarão certamente a ideia que tinha formulada sobre andar de avião.

-Redução da intensidade da luz à noite no avião não é para dormir melhor

Nas viagens realizadas durante a noite, quando diminuem a intensidade da luz dentro do avião, é para preparar os seus olhos para a escuridão na eventualidade de ser preciso evacuar e não para poder dormir melhor. Desta forma não existirá tanto contraste, sendo capaz ver melhor no exterior do avião.

-É possível destrancar uma porta de casa de banho do lado de fora

Sim, leu bem. Dá para abrir a porta a partir do lado de fora da cabine. Por norma, existe uma peça debaixo da placa que informa a proibição de se fumar. Basta levantar a placa, rodar o parafuso e a porta abre-se.

-O ar que respira dentro do avião vem do motor

O ar é comprimido pelo motor, isto é, o motor aquece e pressuriza o ar do exterior para circular, posteriormente, no interior do avião.

-As mantas, os tabuleiros e as mesas não são sempre lavados

É verdade, só os primeiros voos de manhã é que tem direito a mantas lavadas. No resto dos voos do dia, os cobertores são apenas dobrados e arrumados. Em relação aos tabuleiros e às mesas, estes são limpos apenas uma vez. Existem pessoas que aproveitam esses sítios para, por exemplo, mudarem a fralda a crianças, portanto tenha atenção ao que coloca em contacto com essas superfícies.

-O comandante pode mandar prendê-lo


O comandante é quem tem mais autoridade dentro do avião, sendo esta praticamente ilimitada. Deve em casos de indisciplina e incumprimento chamar as autoridades competentes para deter o infrator.

-É possível mudar-se para a primeira classe depois da descolagem

É certo que não é prática recorrente, mas é permitido mudar-se para a primeira classe depois de o avião ter descolado. Caso esteja grávida, seja uma pessoa muito alta, agradável ou bem vestida, ou se for amigo de um dos hospedeiros de bordo poderá ser convidado a transferir-se.

-Pilotos dormem durante a viagem

É aconselhável que naquelas viagens mais longas, os pilotos tenham períodos de descanso, passando a responsabilidade de controlo ao seu co-piloto. O problema é que quando estes adormecem involuntariamente durante o voo, isso sim é preocupante.

-As pessoas roubam coletes de salva-vidas

Como recordação ou lembranças, muitas pessoas decidem levar às escondidas coletes salva-vidas (às escondidas sim, porque é proibido fazê-lo). Dada esta situação, as companhias aéreas pedem sempre que se verifique no início de cada viagem se cada lugar têm o seu respectivo colete. 

-Existem pegas dentro do avião

Já reparou que existem pegas no interior do avião? Em situações de emergência, a tripulação têm de garantir a saída dos passageiros, contudo existem pessoas que entram em pânico e se descontrolam e acabam por os empurrar. As pegas servem para se certificarem que permanecem no avião até todos terem saído.

-As máscaras de oxigénio só lhe garantem mais 15 minutos de ar

A partir do momento em que as máscaras de oxigénio caem, só tem mais 15 minutos de ar. Contudo, o piloto não precisa de tanto tempo para o levar para uma altitude inferior onde consegue respirar normalmente, sendo portanto tempo suficiente.

-Hospedeiras atrasam serviço de refeições, na esperança de que alguns tripulantes adormeçam


Nas viagens realizadas a horas mais tardias, algumas hospedeiras atrasam o serviço das refeições para ver se as pessoas adormecem. Assim, servem menos refeições e demoram menos tempo.

-Refeições dos pilotos são diferentes

Para prevenir em caso de intoxicações alimentares, aos pilotos são servidas refeições diferentes, que estes não podem partilhar.

-Elementos da tripulação nem sempre desligam o telemóvel


Apesar de ser obrigatório e de aconselharem as pessoas a desligarem os aparelhos, alguns hospedeiros de bordo assumem que deixam os seus telemóveis ligados e que enviam mensagens durante o voo.


JOVEM SOBREVIVE A VOO DE 5 HORAS NO TREM DE UM AVIÃO

Viajar fora da cabine de voo de um avião comercial é uma modalidade arriscada

Um rapaz de 16 anos sobreviveu a uma viagem de cinco horas, escondido na baía do trem de aterragem dum avião. O jovem tinha fugido de casa em San José, na Califórnia, Estados Unidos.

O adolescente saltou o muro do aeroporto de San José e escondeu-se no poço da roda de um avião que seguia para o Havai. Só foi detetado quando o aparelho aterrou, ao fim de cinco horas de viagem e saltou da roda para a pista do aeroporto.

As autoridades dizem que o rapaz teve muita sorte por sobreviver à falta de oxigénio, baixa pressão e às temperaturas negativas, a cerca de 12 mil metros de altitude.

Um porta-voz do FBI acrescentou, em declarações à Associated Press, que o rapaz terá perdido os sentidos e feito a maior parte da viagem inconsciente. Quando foi encontrado, o jovem tinha com ele apenas um pente.

A BBC conta que entre 1947 e 2012 foram encontradas 96 pessoas que tentaram viajar agarradas às rodas dos aviões. Destas, 73 morreram e 23 sobreviveram. O sobrevivente mais novo tinha apenas 9 anos.

Fonte: TSF
Adaptação: Pássaro de Ferro

domingo, 20 de abril de 2014

Sugestão de leitura...





Uma sugestão de leitura (e um filme para ver)...

Trago hoje aqui uma nota diferente, sobre aviões, é certo, mas diferente das que até hoje fiz.
Li, até mais que uma vez, o mais recente trabalho de Jose Cavalheiro Homem, um amigo, que abraçou a profissão de controlador aéreo e é também piloto de aviões ligeiros e que, nos últimos anos se tem dedicado à escrita.
A recomendação de leitura, recai no livro “Tormetório”, cuja história se desenrola por entre histórias de diversas personagens, também pilotos e controladores e aviões e, não sendo esse o propósito do livro, ainda que seja uma das estruturas sobre as quais assenta, desmonta, melhor dizendo, desmistifica, de uma forma muito bem concebida, aos olhares dos leigos, muitas das envolvências da actividade aérea, no caso concreto em situação de emergência.
No livro, a personagem do chefe da Proteção Civil, o Chefe Cardoso, ele que é apesar de tudo uma personagem muito mais que secundária na história, trouxe-me à memória uma outra história, um filme. No livro, um avião em aproximação ao aeroporto do Porto, em situação de emergência, uma incerteza no ar entre aterrar a voar já nos vapores ou não chegar à pista, na cabeça do Chefe Cardoso formam-se todas as diferentes questões deste cenário preparatório da catástrofe que se não quer aconteça. Cenário para o qual se deve estar todos os dias preparado, mas nunca se que quer que aconteça.
Curioso, a recordação deste filme, que já não me recordo muito bem, mas que achei formidável, cujo nome foi traduzido para Português como “1000 Heróis”, protagonizado, entre muitos outros, pelo Charlton Heston.
Aqui vão alguns links e... não se esqueçam de ler o Tormentório!

http://www.youtube.com/watch?v=HaMc0uCSByA

http://www.imdb.com/title/tt0104020/?ref_=nm_flmg_act_32

quinta-feira, 17 de abril de 2014

SANTA SEXTA- FEIRA PARA A EASYJET


A easyJet, a maior companhia aérea do Reino Unido, vai ter amanhã, dia 18 de Abril, o dia mais agitado de sempre na sua história. A easyJet vai realizar 1.406 voos e transportar mais de 200.000 passageiros num único dia, estabelecendo assim um novo recorde na sua história.
Ao longo do dia de amanhã a easyJet vai ter uma média de uma aterragem ou uma descolagem por minuto. Os horários previstos vão permitir à easyJet manter a sua performance que a colocou no topo da indústria da aviação no dia mais movimentado do ano até ao momento.
Os destinos mais populares para os passageiros que partem a 18 de abril são Londres, Genebra, Milão e Berlim. Cerca de 120.000 passageiros vão voar de e para o Reino Unido.
O anterior dia recorde foi a 12 de Setembro de 2013 com 1.367 operações. A easyJet transporta mais de 61 milhões de passageiros anualmente numa rede com 689 rotas em 34 países.

Fonte: DN/Madeira

sábado, 12 de abril de 2014

SATA AMEAÇADA COM MAIS GREVES


Os funcionários da transportadora açoriana SATA poderão realizar mais paralisações até final do ano, anunciou o Sindicato Nacional da Aviação Civil.
As datas não são conhecidas, mas a ameaça de paragem vigora até final do ano e aplica-se aos trabalhadores de terra da empresa.
Os trabalhadores exigem compensações à SATA por entenderem estar a ser prejudicados no que à progressão de carreiras diz respeito.
Anunciadas já estavam duas greves parciais. Uma é de quatro horas diárias e decorre entre 17 de abril e 15 de maio. Outra visa o trabalho complementar e arranca no próximo dia 17 e acaba no último dia do ano.

Fonte: A Bola
 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

TAP E GOL ACORDAM PARCERIA

Imagem: Autor desconhecido

A TAP PORTUGAL, membro da STAR Alliance, e a sua congénere brasileira GOL, vão dar início a uma parceria comercial abrangendo as áreas de code-share e Fidelização durante o corrente Verão IATA, que se traduzirá na oferta de mais benefícios e vantagens aos Clientes de cada uma das duas companhias e entrará em vigor assim que todas as autorizações governamentais sejam obtidas junto das autoridades dos respetivos países.

No âmbito dessa parceria, e numa primeira etapa, a TAP passa a colocar o seu código nos voos da rede doméstica da GOL, à partida das 12 cidades que a companhia aérea portuguesa serve no Brasil a partir de Junho.

Num segundo momento, ainda a definir, a GOL colocará, por seu turno, o seu código em voos operados pela TAP entre o Brasil e Portugal e outros pontos que venham a ser selecionados na Rede da companhia.

A TAP considera que esta parceria é muito vantajosa para os seus Clientes, trazendo um aumento considerável das opções e da conveniência dos serviços postos à disposição dos Passageiros entre Portugal e o Brasil.

A GOL, por seu turno, está muito satisfeita por juntar esforços com a companhia aérea que transporta mais passageiros entre o Brasil e a Europa.

Paralelamente, ambas as empresas vão implementar um acordo de interligação dos respetivos Programas de Fidelização, o Victoria da TAP e o Smiles da GOL, através do qual os Clientes veem consideravelmente aumentadas as suas oportunidades de acumulação e utilização de milhas nas redes das duas companhias.



"NUNCA SUBSTIMAR O PODER DE UMA T-SHIRT!"


No caos que sucedeu logo após o desaparecimento do Malásia Airlines Flight 370, uma fonte crucial de dados surgiu de quatro antenas no telhado, instaladas por entusiastas da aviação que vivem perto da rota de voo. Os voluntários, que hospedam os aparelhos para uma empresa baseada em Houston - a FlightAware - forneceram pistas auxiliando a busca pelo avião que desapareceu mais de um mês.
Dados de alguns "geeks" de aviação não foram suficientes para acabar com o que é agora a mais longa pesquisa de um vôo comercial da era moderna. Claramente, o sistema de detecção de voo precisa de ser melhorado. 
Numa época em que qualquer pessoa pode usar um smartphone para ver onde estão os aviões, de e para onde vão, dados básicos de voo, etc., o armazenamento de uma caixa preta dentro de um avião parece loucura, digamos.  Há quem assevere que manter os registros de voo presos em aviões é feito principalmente por causa do custo. Envio de dados de cada voo em tempo real, via satélite, seria extremamente caro .
No caso do voo MH370, os quatro FlightFeeders colocados nos telhados apenas captaram o sinal enquanto este esteve ativo. Assim que alguém desligar os sistemas, o contacto é perdido.
Mesmo que não tenha ajudado muito neste caso, a FlightAware está a tentar acumular uma base de dados mais abrangente para minimizar situações em que seus utilizadores são deixados no escuro. Uma maneira será encontrar mais pessoas como Iain McFadyen, engenheiro de telecomunicações em Trinidad e Tobago. McFadyen, de 53 anos, instalou um FlightFeeder em janeiro, no seu apartamento em Port of Spain. Ele é operador de rádio amador licenciado, e foi recrutado para o programa devido ao seu fascínio pela aviação e em poder ligar-se com outros aficionados. Foi também "inspirado" pelo desaparecimento do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009.
"Eu senti-me muito frustrado com o tempo necessário para encontrar e recuperar os destroços do voo AF447 ", disse McFadyen. "Agora, os recentes acontecimentos com o MH -370 só me fazem perceber quão frágil é ainda o sistema de rastreamento de voo transoceânico."

Segundo a Flighaware, levar as pessoas a colocar antenas nas suas casas pode ser muito profícuo, com vista a estabelecer bases nas áreas onde a cobertura é mais precária, sendo portanto um meio para assegurar uma cobertura mais eficiente e, quem sabe, ajudar em situações como esta do MH370.
"Eu tenho uma t-shirt vestida", diz McFayden, "e tenho uma sensação de estar quente e confortável por dentro e sei que estou a ajudar, contribuindo para o que eu acredito ser uma causa que vale a pena", rematou McFayden aludindo por metáfora ao facto da sua pequena antena, no seu apartamento, poder ser útil, por mais ínfima que seja essa utilidade.Nunca subestimar, portanto, o poder de uma  t-shirt.

Fonte: Bloomberg
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro
 
 

quinta-feira, 10 de abril de 2014

TAP CRESCE NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2014


A TAP Portugal atingiu um total de 2.297.000 passageiros transportados no primeiro trimestre o corrente ano, o que se traduz num aumento de 5,5% relativamente ao período similar de 2013, ou seja, mais 119 mil passageiros.
A taxa de ocupação média dos aviões foi de 76,3%, 2,5% acima do ano passado, segundo dados anunciados ontem dia 9, pela TAP em Lisboa. 
Deve registar-se que este crescimento do tráfego se registou antes mesmo de a TAP aumentar a sua capacidade, como está planeado a partir da segunda metade de 2014, através do reforço da frota através da entrada em operação de mais seis aviões, a saber: dois A330 para o sector do longo curso e quatro A319 e A320 para o médio curso, sector que será mais reforçado com a entrada em operação de duas aeronaves ATR 42-600 em substituição dos Beechcraft operados pela PGA. 
Destaque-se, como consubstanciando o aumento, o tráfego para a Europa com 5% a mais, seguido das Regiões Autónomas com mais 8%, África mais 10% e também os Estados Unidos da América que sublinharam um aumento de 22. 

Fonte: TAP
Adaptação: Pássaro de Ferro

 

terça-feira, 8 de abril de 2014

AEROFLOT RECEBE MAIS UM BOEING 777-300ER

Boeing 777-300ER, já com as cores da russa Aeroflot.

A companhia aérea russa Aeroflot, recebeu na semana passada o seu sexto Boeing 777-300ER, de uma encomenda total de 16 aviões.
Os novos aviões Boeing 777-300ER da Aeroflot disponibilizam três classes, qualquer delas alvo de melhorias para este novo modelo de avião, de modo a torná-lo mais apto a assegurar operações de longo curso. Estas aeronaves são capazes de transportar até 550 passageiros.
A Aeroflot transportou no ano passado quase 21 milhões de passageiros. No conjunto, com as companhias que lhe são associadas, ultrapassou os 31 milhões, o número máximo nos 90 anos desta histórica companhia - a maior e mais importante da Rússia.
Os novos Boeing 777-300ER destinam-se a rotas de longo curso e vão substituir outros aviões da construtora norte-americana e que estão actualmente na frota da Aeroflot, mas já com alguns anos e sobrecarga de operações. 
O número de aviões da encomenda permitirá a abertura de novas rotas, para destinos mais longínquos da Rússia, sobretudo regiões cada vez mais procuradas para destinos de férias.

Fonte: Boeing


sexta-feira, 4 de abril de 2014

RUSSOS PRETENDEM CRIAR O PRIMEIRO AVIÃO ELÉTRICO

TU-214, modelo a partir do qual os russos pretende denvolver um equivalente elétrico. 
Foto: Alex Pereslavtsev

Os russos pretendem desenvolver o protótipo de um avião totalmente elétrico. Para atingir esta meta, cientistas e engenheiros daquela país querem criar um laboratório aéreo, baseado num aparelho da série Tu-214, no qual deverão projetar o novo modelo, provavelmente designável de Tu-214E, totalmente modernizado. A indústria aeronáutica russa trabalha em paralelo na fabricação dos motores que serão alimentados por eletricidade.
Mais de 100 empresas, dos ramos de aeronáutica, radioeletrónica e eletrotécnica, além de instituições de pesquisas ligadas à Academia de Ciências da Rússia, estão envolvidas no projeto de criação do primeiro avião movido a eletricidade.

Fonte: RVR
Tradução e adptação: Pássaro de Ferro

quarta-feira, 2 de abril de 2014

MAIS UMA EXPLICAÇÃO PARA O VOO MH370: DERRUBADO!

Nota do editor: Segundo a TSF, que se baseia numa notícia publicada no jornal ABC do país vizinho, há mais uma "explicação" para o sumiço do voo MH370.
Aliás, a miríade de versões sobre esta matéria assemelha-se a uma espécie de "matriosca noticiosa" em que as coisas se sucedem, com maior ou menor grau de (in)certeza. E tal como já se disse, alguma tinta ainda vai correr sobre este famigerado voo.


Citando a notícia da TSF:
«A jornalista Pilar Cernuda, escreveu no jornal espanhol ABC que o avião da Malaysia Airlines pode ter sido derrubado para evitar um possível ataque terrorista. Na Malásia, a polícia descartou responsabilidades dos passageiros.
Cernuda diz mesmo que o objetivo da ação seria evitar uma nova catástrofe, semelhante à que derrubou as torres do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.
Pilar Cernuda revela ter falado com especialistas que lhe garantiram que o Boeing 777 teria sido sequestrado por terroristas que queriam lançá-lo contra um alvo muito sensível.
No texto, ainda é citada outra fonte que diz que, a ser verdade, dificilmente algum governo o confirmará.
Na Malásia, a polícia local diz não considerar os 227 passageiros do avião responsáveis por quaisquer atos de sequestro e sabotagem. Da mesma forma, um responsável citado na imprensa malaia diz não acreditar em problemas pessoais ou psicológicos que possam ter provocado um acidente.
O mesmo não acontece com a tripulação: o inspetor Khalid Abu Bakar afirmou que a investigação sobre a tripulação, formada por 12 malaios, continua.»

Fonte: TSF

terça-feira, 1 de abril de 2014

"GOOD NIGHT MALAYSIA THREE SEVEN ZERO!"


As últimas palavras proferidas por um dos pilotos do avião desaparecido da Malaysia Airlines para a torre de controlo foram: "Good night Malaysian three seven zero" (“Boa noite três sete zero da Malásia”), informaram as autoridades malaias da aviação civil.
Foi, assim, alterada a versão anterior que tinha sido divulgada e que referia apenas como última mensagem palavras de tom mais informal: "All right, good night" (“Tudo bem, boa noite”). Contudo, na sequência da divulgação da transcrição das comunicações entre a tripulação do 'cockpit' do avião e os controladores aéreos, as autoridades malaias garantem não existir qualquer indício de uma "situação anormal".
"Não há qualquer indicação de qualquer situação anormal na transcrição",  de acordo com uma declaração do ministro da Defesa e Transportes malaio,  Hishammudin Hussein.  
O avião da Malaysia Airlines - voo MH370 - descolou de Kuala Lumpur,  com 239 pessoas a bordo, rumo a Pequim, na madrugada de 8 de março e desapareceu  dos radares civis da Malásia cerca de 40 minutos depois de levantar voo.
Uma análise dos dados de radares e satélites levou especialistas a concluírem que o Boeing 777-200 deu a volta, voando até ao Estreito de Malaca e terminando  no sul do Índico. 
As buscas pelo avião da Malaysia Airlines prosseguem no Oceano Índico. As operações aéreas e marítimas envolvem 10 aviões e 9 navios, perto da cidade australiana de Perth.
A caminho do local está ainda um pequeno submarino não tripulado e um navio com equipamento que localiza caixas negras. Esta embarcação vai sondar a zona, a cerca de 5 quilómetros por hora, para tentar captar o sinal da caixa negra, que só deve ter bateria para mais uma semana.Amanhã, o primeiro-ministro da Malásia chega à Austrália para acompanhar as operações de resgate.

Fonte: SicN

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