sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Airbus A380 em Portugal… a primeira e única vez.

Boa noite a todos os leitores do Porta de Embarque 04

Antes de mais, gostava de me apresentar, já que este é o meu primeiro artigo neste espaço que fala de aviação comercial. O meu nome é André Garcez, tenho 20 anos, sou estudante de fotografia, e tal como vocês, sou apaixonado pela aviação. Sempre vivi na aviação, por influências da minha família, e desde 2006 decidi começar a retratar os aviões através da fotografia, algo que ainda hoje faço sempre que posso.

Neste meu primeiro artigo, quero partilhar com os leitores umas das experiências na aviação em Portugal que mais me marcou. A primeira e única passagem da “Grande Baleia”, Airbus A380, por um Aeroporto nacional.


Na segunda-feira de 26 de Março de 2007, estava eu na visita regular das 14h ao já extinto fórum LinhadaFrente.net, quando de repente, às 14h11 me deparo com um tópico de título “A380 na FIR de Lisboa”. Intrigado, decidi espreitar do que se tratava. Continha a seguinte mensagem:


Informação aos eventuais interessados e se ainda for a tempo.

Neste momento está a voar na FIR Lisboa um A380 em voo de teste.
Está à vertical de FTM, entre níveis 100 e 150, com evolução previsível para ESP.
Não sei se servirá de grande coisa, mas aqui fica a informação”


Olhei pela janela do quarto, e rapidamente pus de parte quaisquer hipóteses de o ver, já que o tempo estava completamente tapado, e a ameaçar chuva. Pensei que cá para os meus botões, com ironia à mistura… “É mesmo hoje que vou conseguir ver um A380 a voar a 10 mil pés de altitude…”


Passados 22 minutos da mensagem inicial no tópico, aparecia um membro do fórum afirmando que quase de certeza o avião faria uma aproximação à pista 03 de Lisboa. Mesmo assim, o meu cepticismo não havia sido destruído, e tal como vários membros do fórum, achei que era uma piada “adiantada” de 1 de Abril, já que estávamos a chegar a essa data. Deixei-me estar, e não liguei mais ao assunto… Até que comecei a receber várias chamadas. Amigos que confirmavam as intenções da passagem baixa, e controladores aéreos que confirmavam a historia toda, às 15h, 49 minutos depois da mensagem inicial, estava convicto que o avião passaria por Lisboa! No meio de uma corrida desenfreada para o Aeroporto, seguiram-se uma série de sms de avisos a colegas spotters e entusiastas, e um telefonema muito especial…


Apesar de já fotografar aviões desde Junho de 2006, foi apenas em Junho de 2007 que recebi a minha primeira reflex, sendo que todas as fotografias eram feitas com uma compacta que tinha, ou com câmeras gentilmente emprestadas por amigos. Sendo este momento tão importante para aviação nacional, e sendo uma noticia relativamente recente, já que o avião tinha feito o seu primeiro voo há 1 ano e 11 meses, as fotografias mereciam uma qualidade melhor que a de uma simples compacta. Telefonei a uma amiga, e rapidamente tive uma câmera reflex ao meu dispor, tendo apenas que fazer um desvio de 15 minutos da minha correria para o Aeroporto para a apanhar.


Normalmente demoro cerca de 20 minutos de carro desde a minha casa ao Aeroporto, e tendo em conta que não se sabia a que horas o avião faria a aproximação, foram momentos muito stressantes com a dúvida de chegar a tempo sempre presente. Para piorar o cenário, chegámos à 2ª Circular, e o trânsito estava parado! A minha mãe sendo uma hábil condutora de atalhos, decide que o melhor caminho era mesmo pela zona do Hospital de Santa Maria… nunca uma viagem tão curta me pareceu tão longa. Ao passar o Hospital, eu já ia de vidro aberto e máquina em punho, e ainda deu tempo para apanhar um susto com um Boeing 737 da Tunisair a aparecer por detrás de umas árvores, pensando eu que já ia perder a oportunidade de fotografar o A380 decentemente. Felizmente os meus receios eram infundados, e cheguei a tempo à zona de spotting da cabeceira da pista 03, que já estava repleta de curiosos e entusiastas.


Por volta das 17h40, começamos a ouvir no scanner a tripulação a contactar a torre de Lisboa:


FWWEA – “FWWEA, Request low pass, this is an Airbus 380.”
Torre – “Permission granted to do an low pass, FWWEA.”


Foi aí que o Aeroporto parou:


TAP – “Vem aí um 380 torre????”
Torre – “Confirmo, vem ai um 380.”
TAP – “Está mesmo a falar a sério?? Tem a certeza?”
Torre – “Tenho a certeza.”
TAP – “Ok, vou avisar os passageiros."


E assim foi, às 17h49, lá estava ele a chegar à cabeceira da pista, silenciosamente, e parando o Aeroporto inteiro para todos assistirem a um dos eventos do ano. Dois aviões da TAP parados paralelamente à pista para os seus passageiros assistirem ao momento, e dezenas de entusiastas na cabeceira da pista. Em menos de um minuto estava tudo acabado, mas não sem antes o A380 brincar todos com um abanar de asas em género de despedida, ainda por cima da pista.

… mas a que se deveu tudo isto? Horas mais tarde saberíamos a razão:


"O voo destinou-se realmente a testes na proximidade de CBs para avaliar do comportamento do avião em turbulência. O voo realizou-se sobretudo na zona do VOR/DME de FTM (Fátima) à volta do FL 100 (+/- 3000').

Durante esse período foi perguntado à tripulação pelo ATC (TMA Lisboa) - por acaso por uma forista do LdF - se existiria possibibilidade/disponibilidade/interesse numa aproximação a Lisboa. A tripulação acedeu mas remetreu a concretização dessa possibilidade para o final do voo de testes.

E assim foi.

Ao agradecimento transmitido pela CTA da Torre de Lisboa pela gentileza da passagem baixa, a tripulação agradeceu a colaboração e o trabalho dos CTAs que permitiram que o voo se realizasse sem qualquer restrição.


Este ano tive a oportunidade de fazer uma visita ao Centro de Controlo de Tráfego Aéreo, e de conhecer a senhora controladora que tornou tudo isto possível. Agradeci-lhe pessoalmente, e assim fechei um capítulo pessoal na história da Aviação Portuguesa.


Um momento inesquecível, e que ainda hoje perduram muitas recordações. Desde o plano de voo, passando pela fita de ATC, chegando às imagens de radar, e acabando nas fotos e vídeos.


Vídeo da passagem, filmado por trabalhadores do Aeroporto:


http://s177.photobucket.com/albums/w233/pugfreak/?action=view&current=a380.flv


Imagem de radar, com o avião a chegar à cabeceira da pista 03:



Fita do ATC, um exclusivo Porta de Embarque 04, que até hoje nunca a tinha colocado online...



E por fim, o plano de voo deste dia:


-ADEP LFBO
-ADES LFBO
-ARCID FWWEA
-ARCTYP A388
-CEQPT SJRWXY
-EOBD 070326
-EOBT 1230
-FILTIM 261140
-IFPLID BB72979876
-ORIGIN -NETWORKTYPE SITA -FAC TLSBN7X
-SEQPT SD
-WKTRC H
-DAT SHVM
-REG FWWEA
-RMK COM TCAS STAYINFO1/NATURAL ICING CONDITION RESEARCH BETWEEN FL100 FL150 OVERFLIGHT PERMIT PORTUGAL NBR 099/OPS/07 ROUTING CHECKED IN ACCORDANCE WITH LISBON TMA
-SRC FPL
-TTLEET 0400
-RFL F330
-MACH M070
-FLTRUL I
-FLTTYP X
-ROUTE M070F330 DCT TBO UN995 PPN UN976 VIS UN872 ESP/M070F100 STAY1/0100 MAGUM/M070F370 UN745 ZMR UN976 PPN/M070F280 UN976 LATEK UN871 OBUTO UN869 TBO DCT
-ALTRNT1 LFBT
-EETFIR LECM 0020
-EETFIR LPPC 0055


Muito obrigado aos controladores de serviço, à tripulação da Airbus, a quem me emprestou a câmera, e a quem me levou ao Aeroporto! Um dia para mais tarde recordar...


Bons voos,

André Garcez

8 comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Uma estreia fantástica André (no Blog e do A380...) ;)

abraço,
Rui

António Luís disse...

Obrigado, André!
É um orgulho ter-te aqui!
E a estreia foi 6*

Abraço.

António Godinho disse...

Parabéns André :)

Abraço,
António Godinho

RuiAlves disse...

Mai nada! :)
Mt bom André!

João Santos disse...

Quero mais estreias destas! ehehehe
Muito bom!

Abraço
Jõao

André disse...

Muito obrigado a todos... ainda bem que gostaram! :)

Abraços,
André Garcez

BERMAXO disse...

Debe ser un espectaculo verlo volar saludos

Mig disse...

Parabéns André e Obrigado pela Estória!

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>