quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

BOEING E BMW TRABALHAM CARBONO EM CONJUNTO


É sobejamente conhecida a origem aeronáutica da marca de automóveis e motos alemã BMW, que apenas começaria a produzir veículos terrestres devido às condições do armistício da I Guerra Mundial, que impunham severas condições de desarmamento à Alemanha.

Motor de avião BMW no pólo do Museu do Ar em Alverca
Origem do logótipo da BMW

A Boeing por sua vez, não necessita qualquer tipo de apresentação no mundo de aviação, sendo o maior produtor mundial de aeronaves.
A novidade, é que as duas consagradas marcas chegaram a acordo para desenvolver em conjunto tecnologia no uso da fibra de carbono e reciclagem do mesmo material.
Enquanto a BMW centra o seu uso principalmente nos veículos elétricos i3 e i8, a fibra de carbono é o constituinte de mais de metade do modelo 787 da Boeing.

Boeing 777 em primeiro plano e 787 em segundo

Ambas as companhias procuram novos modos de reciclar este resistente, mas leve material, o que é difícil e exige uma grande quantidade de energia para separar as fibras da resina.
Herbert Diess, chefe do departamento de desenvolvimento da BMW afirmou que "a Boeing tem uma extensa experiência no uso da fibra de carbono na aviação, enquanto o Grupo BMW tem um significativo avanço nos métodos de manufaturação em série de produtos com fibra de carbono".
Larry Schneider, vice-presidente da Boeing para desenvolvimento do produto por sua vez, frisou:"queremos pensar em novas maneiras de reutilizar este tipo de materiais, para criar novos produtos".
A BMW possui uma joint venture com a SGL Automotive Carbon Fibers que possui instalações de topo em Moses Lake no estado de Washington, EUA, o mesmo onde se encontram a maior unidade de produção da Boeing. 


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>