quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PRIVATIZAÇÃO DA TAP FALHA


O Governo anunciou através da Secretária de Estado do Tesouro Maria Luís Albuquerque, recusar a única proposta para a alienação da transportadora aérea nacional TAP, do grupo Synergy de Germán Efromovich.
As razões apontadas pelo executivo, foram a falta de garantias bancárias exigidas no caderno de encargos do processo.
Da proposta de Germán Efromovich que rondaria os 1500 milhões de euros,  316 milhões seriam destinados a recapitalização da empresa, com 166 milhões imediatamente e outros 150 num prazo de 18 meses. O restante valor deveria cobrir o passivo da empresa e proporcionar um encaixe ao Estado de 35 milhões. Em Conselho de Ministros no entanto, foi considerado não estarem reunidas as exigências em termos de garantias que permitissem cumprir estes requisitos com sucesso.
Ainda assim, foi salientado que a proposta era "positiva, coerente e alinhada com a estratégia do Governo".
Segundo a mesma interlocutora ainda, o Estado Português continuará com a intenção de venda da transportadora, necessitando reavaliar as condições de mercado e a estratégia de venda, que permita à operação ser bem sucedida.
Germán Efromovich, dono da colombiana Avianca, referiu ter ficado surpreendido com a decisão do Governo Português e "não poder pagar por uma coisa antes de dizerem que topam". Admite ainda voltar a concorrer em futura ocasião, caso o timing seja adequado aos seus interesses, uma vez que pretende comprar alguma companhia europeia para permitir expandir o negócio.


0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>