sexta-feira, 13 de julho de 2012

O RETRO CONDOR

Ontem, o Airbus A-320 D-AICA, da "Condor" decidiu revelar-se aos entusiastas madeirenses, efetuando um voo entre a cidade portuária alemã de Hamburgo e a ilha da Madeira.
Ora estes aviões, com as chamadas "pinturas retro", suscitam sempre enorme curiosidade na medida em que através da sua observação e comparação com as pinturas atuais, percebemos a evolução - quando é evolução - que a pintura e "decoração" das aeronaves civis sofreu.
Sinceramente, não considero importante cogitar grandemente sobre se qual das pinturas é melhor ou pior, se, como diz o chavão: "antigamente é que era bom", não!
Interessa aqui admirar estilos que eram fruto dos tempos e das conceções da altura, percebendo ao mesmo tempo a própria história da aviação e o modo como ela se mostra às pessoas. São literais "viagens no tempo", que nos são oferecidas.
Olhando este exemplar, é quase "obrigatório" perceber que gostar de aviões, sejam eles quais forem, é muito mais do que um passatempo de "maluquinhos", é uma forma de admirar, por um lado, um certo tipo de arte - pespegada nas pinturas que ostentam - mas também, por outro, perceber que estamos em presença de um objeto/máquina que é tão importante na vida de todos nós, voemos frequentemente ou nem sequer voemos.
Basta pensar, por exemplo, na rapidez com que muitas pessoas, mercadorias, bens e serviços chegam de um lado ao outro do mundo, transportadas por essas máquinas, ao encontro de outras pessoas que as esperam, tantas vezes de forma tão intensa. 
E se os aviões forem bonitos e apelativos, voar e tudo isto se torna ainda mais aliciante.

O A-320 D-AICA da "Condor" preparando-se para tocar a pista 05 do Aeroporto da Madeira, numa foto gentilmente cedida pelo João Brito, a quem o Porta de Embarque 04 agradece!

0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>