O Porta de Embarque 04 não é um típico blogue de spotting. Ele (spotting) cabe cá, surge pontualmente, mas não é a razão primeva para a existência deste espaço.
No que me toca, a aviação civil não é o meu forte. Não domino a história, não domino as matrículas e muitas coisas que até aqui no Aeroporto da Madeira se passam me passam literalmente ao lado.
Hoje, dando então substância à ideia do Porta de Embarque 04 não ser um blogue de spotting, partilho com quem me lê algumas notas pessoais sobre um pormenor que considero "curioso", num tipo de aeronave que frequenta bastante esta ilha e que, taco a taco com os seus congéneres, povoa os céus do mundo.
Trata-se do Boeing 737 e dos seus característicos motores "achatados" em baixo. À primeira vista, poderia pensar-se que o "fan" não é rigorosamente circular, dada a forma do "casulo" que o envolve. Contudo, penso tratar-se de uma adaptação feita, dado o Boeig 737 ser um avião algo "rasteiro" e, por isso, ser preciso afastar os motores do solo. Nos primeiros modelos do clã 737 equipados com os míticos e barulhentos motores turbo-jato (avião no qual fiz, de resto, o meu batismo de voo) e dada a conceção "mais acharutada" dos motores, a sua entrada de ar era rigorosamente redonda. Dado que não se terá mexido muito na estrutura em altura destas aeronaves, optou-se então, com a chegada dos motores turbo-fan, por adaptar a sua forma ao todo já existente.
E o resultado é este, típico e, convenhamos, não torna feio o 737 e sim ,confere-lhe até uma aura de "sim senhor, não sou melhor nem pior, mas sou diferente"!
Aproximação de um Boeing 737 da Cimber Sterling (que se fosse nome de medicamento não destoaria...) sendo evidente o achatamento inferior do "casulo" dos dois motores.
Vista de frente de mais um Boeing 737, desta feita da Jet2, sendo como já anteriormente referido, bem notória a forma exterior dos motores.
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