Foto: Rui Alves
O ano de 2011 foi, na aviação civil, o mais
seguro de sempre, tendo-se registando uma média de dois acidentes por
cada milhão de voos e uma morte por cada 7,1 milhões de passageiros.
Os números atestam que o ano recentemente terminado foi o mais seguro de sempre para a aviação civil, tendo superado as "marcas" registadas em 2004, ano que se que se mantinha até 2011 como o ano mais seguro, com apenas uma morte por cada 6,4 milhões de passageiros.
O ano passado fica também registado nos dias da história da aviação por se ter verificado o maior período sem acidentes com vítimas mortais. Efetivamente, durante 74 dias, não foi registada qualquer vítima mortal em resultado de acidentes, tendo sido superada uma marca que remontava já a1985 e que se cifrava em 61 dias sem acidentes mortais.
A IATA - International Air Transport Association, aponta como principais fatores para estes factos, a melhoria das condições de segurança e de manutenção das aeronaves, nomeadamente em África e também no leste europeu, regiões do globo onde se registam muitos acidentes ou de onde são originárias muitas das aeronaves envolvidas em acidentes, muitos deles imputáveis à deficiente manutenção ou más condições de ajuda à navegação em algumas zonas.
Os números atestam que o ano recentemente terminado foi o mais seguro de sempre para a aviação civil, tendo superado as "marcas" registadas em 2004, ano que se que se mantinha até 2011 como o ano mais seguro, com apenas uma morte por cada 6,4 milhões de passageiros.
O ano passado fica também registado nos dias da história da aviação por se ter verificado o maior período sem acidentes com vítimas mortais. Efetivamente, durante 74 dias, não foi registada qualquer vítima mortal em resultado de acidentes, tendo sido superada uma marca que remontava já a1985 e que se cifrava em 61 dias sem acidentes mortais.
A IATA - International Air Transport Association, aponta como principais fatores para estes factos, a melhoria das condições de segurança e de manutenção das aeronaves, nomeadamente em África e também no leste europeu, regiões do globo onde se registam muitos acidentes ou de onde são originárias muitas das aeronaves envolvidas em acidentes, muitos deles imputáveis à deficiente manutenção ou más condições de ajuda à navegação em algumas zonas.
Assim, ganha substância a ideia de que o transporte aéreo é um transporte seguro e em que os níveis de confiança se têm cimentado, levando à queda de alguns "mitos" e à cada vez mais segura conquista do céu pelo Homem.
Este início de 2012 ficará também marcado pelo fim das operações da Spanair, uma companhia aérea espanhola.
As razões para esta decisão súbita, que deixou muitos milhares de passageiros a... ver passar aviões, está explicada nesta notícia do jornal Público.
A "crise global" e sobretudo na Europa Ocidental está também a ter os seus efeitos no transporte aéreo.
Relativamente a esta companhia, é ainda recente um grave acidente envolvendo uma sua aeronave, um MD-82 (visível na foto), ocorrido em 20 de Agosto de 2008, à descolagem do Aeroporto de Barajas - Madrid rumo às Canárias. Neste grave acidente pereceram 154 pessoas.
Fica assim e nesta data, encerrada a história desta companhia aérea.
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