A Malaysia
Airlines (MAS) e Airbus, juntas, assinalaram há dias em Toulouse - França, a entrega do centésimo A380. Este A380 nº 100 é o sexto da Malaysia Airlines.
"Estamos muito satisfeitos que a entrega número 100 do A380 seja para Malaysia Airlines. Esta entrega simbólica abre-nos excelentes perspetivas para o futuro da aviação e em particular para a Airbus", disse Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus. "Vemos um movimento crescente de companhias aéreas dinâmicas e competitivas, como é o caso da MAS, na aquisição de aeronaves maiores, com muitos e novos mercados e rotas, e em particular numa região em rápido desenvolvimento como é a da Ásia-Pacífico, sendo por isso uma zona ideal para o A380."
"Estamos muito satisfeitos que a entrega número 100 do A380 seja para Malaysia Airlines. Esta entrega simbólica abre-nos excelentes perspetivas para o futuro da aviação e em particular para a Airbus", disse Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus. "Vemos um movimento crescente de companhias aéreas dinâmicas e competitivas, como é o caso da MAS, na aquisição de aeronaves maiores, com muitos e novos mercados e rotas, e em particular numa região em rápido desenvolvimento como é a da Ásia-Pacífico, sendo por isso uma zona ideal para o A380."
Já no seu sexto ano de serviço comercial, o A380 é operado presentemente por nove companhias aéreas de classe mundial. Até à data, a frota mundial já transportou cerca de 36 milhões de passageiros em 100.000 voos. A geração anterior aviões de grande porte VLA - Very Large Aircraft (400 lugares e mais) teria exigido 140 mil voos. Esta redução de voos traz alívio essencial para os aeroportos e menos sobrecarga para o meio ambiente. A
poupança corresponde a cerca de 5,7 milhões de toneladas de CO2. Tal facto, segundo a Airbus, demonstra que o
A380 gera mais receita, minimizando as emissões de gases poluentes e de ruído.
A frota de A380 realiza mais de 140 voos por dia e transporta mais de um milhão e meio de pessoas em cada mês. Os
passageiros podem subir a bordo de um dos aviões A380, que descolam ou aterram a cada seis minutos, num dos 32 aeroportos
internacionais onde operam . Ao mesmo tempo, meia centena de aeroportos estão já a preparar-se para
poder receber e operar o A380 e responder desta forma a cada vez mais companhias aéreas e à necessidade de
mais destinos para o A380.Nos próximos 20 anos, mais de 1.700 VLA, como o A380 já terão sido entregues. A Ásia-Pacifico lidera a procura (com 45 por cento) para estas aeronaves de alta
capacidade, seguida do Médio Oriente (com 23 por cento) e a Europa (com 19
por cento).
O A380, normalmente, acomoda 525 passageiros em três classes, é capaz de voar 8.500 milhas náuticas ou
15.700 km sem parar, levando mais pessoas a um menor custo e por isso com menos impacto sobre o
meio ambiente. A cabine espaçosa, calma e um bons corredores fizeram do A380 o favorito para grandes
viagens, resultando em maiores taxas de ocupação, para onde quer que ele voe.
O sucesso do A380 reflete-se nos 20 clientes que nele apostaram em 2006 para os 262 que já o operam ou pretendem operar em 2013.
Fonte: Texto e fotos - Airbus
Adaptação: Pássaro de Ferro/Porta de Embarque 04
0 comentários:
Enviar um comentário