A Boeing iniciou a montagem final do primeiro 787-9 Dreamliner. O mais novo membro da família 787 começou a tomar forma na programação 30 de maio, em Everett, Washington, quando a Boeing começou a juntar as grandes secções.
O 787-9 irá complementar e ampliar a família 787, que oferece às companhias aéreas a capacidade de crescer nas rotas abertas com o 787-8. Com a fuselagem estendia por 20 pés (6 metros), o 787-9 pode transportar mais 40 passageiros e poder voar mais 300 milhas (cerca de 550mkm) ao usar 20 por cento menos combustível do que os aviões de tamanho similar.
O 787-9 aproveita o projeto do 787-8, oferecendo algumas das características que os passageiros preferem, como grandes janelas reguláveis, grandes zonas de arrumos, iluminação moderna LED, um ar mais limpo e uma mais suave prestação no voo.O estabilizador vertical neste 787-9 reflete o novo conceito "Boeing Commercial Airplanes", um olhar renovado para a família de aviões Boeing, que começou com o 747-8 e evoluiu com o 737 MAX. Como é evidente, muitas das características no 787 original são refletidas no novo design.
O primeiro vôo do 787-9 está previsto para o segundo semestre de 2013, com a primeira entrega prevista para a Air New Zealand, agendada para o início de 2014. Vinte clientes em todo o mundo já somaram encomendas de 355 unidades, que totalizam 40% dos pedidos totais do Boeing 787 Dreamliner.
787-8 | 787-9 | ||
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Comprimento: | 57 m | 63 m | |
Altura: | 17 m | 17 m | |
Envergadura: | 60 m | 63 m | |
Secao: | 5.91 m | 5.91 m | |
MTOW: | 219.540 kg | 244.940 kg | |
Assentos: | 210/250 - Três classes | 250/290 - Três classes | |
Carga: | (124.6 m³) - 28 LD3 | (152.9 m³) - 36 LD3 | |
Motores: | GE GEnx ou RR Trent 1000 | GE GEnx ou RR Trent 1000 | |
Velocidade de cruzeiro: | 0,85 Mach | 0,85 Mach | |
Autonomia: | 14.200 km ou 15.200 km | 14.800 km ou 15.750 km | |
Combustivel: | 126.903 L | 138.700 L | |
Entrada em serviço: | 2012 | Prevista para 2014 |
Quadro comparativo entre o Boeing 787-8 e o Boeing 787-9 (Fonte: Wikipédia)
Fonte: Boeing/Fotos: Boeing
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