Faz agora um ano desde o acidente aéreo ocorrido a 19 de maio de 2013, como Taylor Monoplane “Moscardo” (CS-XAB), e aqui há umas semanas, visitei o meu Amigo Sr. Aristides Pires e de lá vim muito contente, não por ver o Moscardo a voar, tudo a seu tempo, mas fiquei muito agradado de ver o progresso do trabalho de recuperação em curso, isto para além, da alegria de rever um Amigo.
Nos meses que se seguiram ao acidente, foram preenchidos por muito trabalho, identificando todos os danos, encontrando as soluções para os reparar ou substituir, obter os materiais para o fazer, e pôr mãos à obra! Todo o trabalho está a decorrer a um muito bom ritmo, estando para breve o primeiro voo depois deste precalço, não sem antes também receber uma nova pintura, que não vai esquecer, como já referi em postagem anterior, a inclusão de uma pombinha do Espírito Santo, para que esta lhe traga melhor sorte!
Ainda que os danos não sejam muitos, estes quase doze meses para recuperar o “Moscardo”, tem sido muito intensos, conforme me confidenciou o Sr. Aristides Pires, um exemplo de Dédalo e Ícaro como não haverá muitos no nosso país. Asas prontas, motor revisto de cima abaixo, as necessárias recuperações estruturais na raiz da asa, no nariz do avião (apoio e anteparas do motor), novo hélice, trem principal no lugar (quase todo novo), e mais algumas reparações que se traduzem em melhoramentos (aproveita-se a oportunidade), num aparelho que foi sempre sendo modificado e melhorado ao longo do tempo, desde o seu voo inicial em 15 de Janeiro de 1994.
Quanto ao Sr. Aristides Pires, continua o mesmo fervoroso entusiasta de sempre, cheio de energia, que não nos dão ideia da simpática coleção de Primaveras que conta no seu “brevet”.
Da Terceira e desta “visita de médico”, trouxe de lá também a boca doce, de D. Amélias e fatias de bolo, e angelica mas isso, são outras histórias.
Rui “A-7“ Ferreira
Entusiasta da Aviação
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