segunda-feira, 9 de junho de 2014

AVIÃO DA TAP SAI DE PISTA EM BELÉM, BRASIL - atualizado 19:30h

Foto via Twitter

O Airbus A330 da TAP, com matrícula CS-TOJ, saiu da pista no aeroporto de Belém do Pará, Brasil pelas 18:00 horas locais de 8 de junho de 2014, quando se preparava para descolar no regresso a Portugal.
O incidente, algo invulgar, não terá causado danos de monta na aeronave, nem tão-pouco feridos entre os passageiros e tripulação.
A TAP ainda não se pronunciou sobre o assunto, que afetou o voo TP0035, menos de uma semana depois de ter sido inaugurada a nova rota.
A informação foi divulgada através do canal Twitter "Belém do Pará":
https://twitter.com/belemdopara/status/475807969339535360/photo/1

ATUALIZAÇÃO (via site UOL)

"O voo da empresa aérea TAP Portugal que saiu de Manaus às 15h deste domingo (8) enfrentou problemas quando descolava do Aeroporto Internacional de Belém (PA) hoje (NR: ontem). Devido à pista molhada e um erro de manobra do piloto, o avião acabou atolando o trem de aterragem numa zona relvada e fez com que 115 passageiros cancelassem a partida.

De acordo com o jornalista Júlio Ventilari, chovia no momento do incidente. Segundo ele, o voo estava programado para chegar à cidade de Lisboa, em Portugal, na manhã desta segunda-feira (9), porém com o imprevisto ele deverá ser adiado por pelo menos um dia. “A empresa ainda não deu previsão de um novo voo. A pista do Aeroporto de Belém é estreita e isso prejudicou a manobra”, contou.

Os 115 passageiros foram orientados a deixar o avião em quartetos no meio da pista. “Não foi nada grave e poucas pessoas sentiram, porém aqueles que tinham outros voos programados de Lisboa terão que readequar os horários”, afirmou.

A assessoria de imprensa da TAP Portugal confirmou o incidente e informou que aguarda um engenheiro técnico apurar os motivos do ocorrido até esta segunda-feira (9). Segundo a empresa, os passageiros que saíram de Manaus já foram realojados em hotéis de Belém e devem ser informados sobre um novo voo amanhã (NR: hoje).

A reportagem tentou contacto com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Belém, mas a mesma evitou pronunciar-se sobre o caso."

ATUALIZAÇÃO (comunicado oficial TAP 12:30H)

"O voo TP35 que fazia a viagem Belém/Lisboa, com horário de saída ontem às 19.15 locais, quando se posicionava para a descolagem saiu do seu percurso normal tendo ficando imobilizado na berma da pista. Não se verificou qualquer risco para a aeronave nem para as pessoas a bordo, tendo sido já iniciada uma investigação para determinar as causas que originaram esta situação.

Os 115 passageiros a bordo não sofreram qualquer inconveniente além de terem a sua partida atrasada, o que lamentamos, estando alojados em hotéis da capital do Pará.

Os serviços técnicos da TAP estão a estudar a melhor forma de solucionar o problema para retomar a normalidade da operação. "

ATUALIZAÇÃO TAP (19:30H)

"Na sequência do incidente ocorrido com o voo TP35 de 8 de junho, que fazia a viagem de Belém para Lisboa, a aeronave, um Airbus A330, ficou imobilizada na berma da pista do respetivo aeroporto. De imediato, a Companhia acionou meios para a resolução da situação, adiantando desde já o seguinte:
a) Foi acionado o “recovery team” da TAM, estrutura especializada na região para atuação em situações desta natureza, estando prevista a sua chegada ao aeroporto de Belém ainda esta noite, onde levarão a cabo as operações necessárias para a resolução do problema. Foi igualmente deslocado pessoal especializado da TAP para o local.
b) Foram desenvolvidas ações para proteger os passageiros do voo, alojando-os em hotéis, e procurando, caso a caso, um encaminhamento mais rápido para os respetivos destinos.
c) Está em curso uma investigação para averiguar as causas do sucedido.
Não havendo ainda garantias de que seja possível voltar à normalidade operacional neste aeroporto durante o dia de amanhã, a TAP adiou para o dia seguinte (quarta-feira) o voo Lisboa / Manaus / Belém / Lisboa previsto para amanhã.)





0 comentários:

Enviar um comentário

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>