Voei recentemente no EI-DLN da Ryanair, que tem inscrito na fuselagem "Bye bye baby".
A chegada do avião a Charleroi gerou burburinho entre os passageiros que se encontravam junto à porta de embarque, pelo inusitado da frase. Mesmo a quem vai estando habituado às pinturas alternativas ou variantes das standard, gerou intriga.
Eu mesmo me coloquei a hipótese de ser uma aeronave à beira do phase out , ou em alternativa uma qualquer manobra de marketing relacionada com as despedidas que as viagens normalmente implicam. Nenhuma das hipóteses me seduziu no entanto. A segunda então pecava de pecado capital do marketing: Qualquer publicitário mediano sabe que associar sentimentos negativos como uma despedida, à publicidade, é má publicidade!
Pedi por isso ao meu amigo Álvaro que registasse o espécimen (na verdade tive que o obrigar porque se recusava a fotografar um avião civil) para investigar mais o assunto.
Após meia dúzia de sites consultados, consegui por isso apurar que o EI-DLN, pertence a uma família de "irmãos", desde 2006 adornados com frases do mesmo tipo, a saber:
EI-DLF - "Bye Bye Skyeurope"
EI-DLG - "Zegnamy Pll Lot"
EI-DLM - "Bye Bye Latehansa"
EI-DLO - "Bye Bye EasyJet"
EI-CSZ - "Arrivederci Alitalia"
EI-DLG - "Zegnamy Pll Lot"
EI-DLM - "Bye Bye Latehansa"
EI-DLO - "Bye Bye EasyJet"
EI-CSZ - "Arrivederci Alitalia"
A frase ganhou assim o sentido correcto, notoriamente provocatório relativamente aos concorrentes da Ryanair.
Não deixa de me parecer no entanto, que mais uma vez a tónica colocada num sentimento negativo não é grande marketing...
Aparentemente o sentimento provocatório é superior à lógica.
1 comentários:
:) É o estilo Ryanair...
Quanto à recusa do Álvaro...vais ver que se ele vivesse por cá, começava a fotografar "autocarros" num instante....(é o que há....)LOL
Enviar um comentário