Esta manhã um avião Boeing 767 da companhia aérea polaca "LOT" efetuou uma aterragem de emergência, conforme esta notícia documenta.
Do acidente, resultou pouco mais do que o susto dos 230 passageiros da aeronave.
O acidente, visto à luz da não catástrofe, consubstancia o transporte aéreo como seguro e demonstra que a perícia do homem, neste caso dos pilotos, consegue tornear de forma quase perfeita, a incontornabilidade de uma falha técnica.
Poder-se-á falar em "milagre" e nestas alturas é fácil utilizar esse cânone e sacralizar as situações, mas o que importa aqui é a capacidade que os pilotos tiveram em "segurar" o avião e, perante um problema que se perfilava grave, obter uma solução praticamente indolor para os seus passageiros e para si mesmos.
É a confiança nestes homens e mulheres que faz do transporte aéreo o que ele é hoje, em termos de segurança, sendo que, não alimentemos ilusões, não impede que graves acidentes ocorram, seja por falhas técnicas seja por, ironia frontal face a este caso, por falhas humanas!
2 comentários:
Ah e tal é tudo automatico e coiso... pois é!!! Mas quando é preciso é bom saber que lá à frente vai uma equipa com bom "kit de unhas"!!! É sempre bom ver estes que têm final feliz
Exato, meu caro! As máquinas são boas, sim senhor,mas neste caso a competência humana fez a diferença!
Enviar um comentário