Aristides Pires homenageado em Angra do Heroísmo
Teve lugar no passado dia 21 de Agosto, a sessão solene comemorativa do 491º aniversário da cidade de Angra do Heroísmo, ao Salão Nobre dos Paços do Conselho, uma sessão à porta fechada, cerimónia onde foi prestada homenagem, entre outros, ao N. Amigo Sr. Aristides Silvério Vieira Pires – «pelo seu excepcional percurso profissional ao serviço da comunidade».
Esta homenagem resulta da sessão da Assembleia Municipal do Município de Angra do Heroísmo de 11 de Setembro de 2024, durante a qual foi decida a atribuição de Voto de Louvor ao Sr. Aristides Pires, «pelo seu percurso profissional, por ter construído um avião e de ter aberto e mantido o balcão da TAP durante 25 anos», reza a comunicação. E em boa hora a edilidade tomou esta iniciativa, de louvar este exemplar filho da comunidade angrense e também insigne pioneiro da aviação experimental nacional.
Pela minha parte, cumpre-me congratular-me com esta iniciativa, que peca porque tardia, mas foi em vida, que é quando se fazem as homenagens aos grandes Homens, e aos da aviação também.
O distinto aviador, do qual tenho vindo a dar pequenos apontamentos de reportagem ao longo dos anos, está muitas vezes no meu pensamento, não só pela amizade que nos une, mas também pela ideia presente de que é pouco o que até hoje fiz para divulgar um dos modernos pioneiros da aviação do século passado, um singular aviador português, com um percurso muito interessante quer como piloto mas também como constructor da aviação experimental.
Sou igualmente assaltado por uma outra preocupação: o que que vai acontecer ao seu acervo. O Sr. Aristides Pires já não é um rapazote novo e um destes dias (já o ameaçou) vai pendurar as chuteiras sendo por isso importante e urgente uma reflexão sobre o tema e, mais do que isso, uma acção determinada e forte da parte de quem pode e tem a “obrigação”, de fazer alguma coisa de concreto.
Aproveitando esta iniciativa e o embalo e demais sinergias geradas, a Digníssima Edilidade, a quem cumpre de algum modo o manter a memória viva dos seus 491 anos de história, bem como do seu património material e imaterial, podia fazer algo mais.
Será por certo o local próprio o Museu de Angra do Heroísmo, aproveitando para enriquecer o espólio de aviação que já possui na colecção, seria talvez a forma ideal de preservar e ajudar a contar a história do Sr. Aristides Pires e do seu “Moscardo”, parte inseparável da extensa História da Aviação na ilha Terceira.
Não convém esquecer, para juntar ao acervo, a aeronave FIAT G.91R/4, que foi cedido há largos anos ao Museu de Angra do Heroísmo, e que está para ali esquecida na BA4 pois ainda não viu exposição condigna.
E porque não, agregar todo estes acervos, num espaço novo, no interior ou nas imediações da Base Aérea Nº4, aproveitando o belíssimo trabalho já consolidado na antiga Aerogare das Lajes pela Força Aérea Portuguesa, concentrando tudo num espaço que integre o espólio do Museu de Angra do Heroísmo, da Base Aérea nº4 e, naturalmente, o património histórico do comando Norte-Americano.
Fazia-se um Museu da Aviação Açoriana, nas Lajes!
A mim pelo menos, não me faltam ideias.
Ao meu Amigo Aristides Pires, os meus Parabéns!
Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação
Nota: o autor escrever na grafia antiga.
Nota 2: Fotos cedidas pelo Sr. Aristides Pires.
Outros escritos:
Pássaro de um sonho [Muscardus Arisitidianus Açorianus] (M460 - 2RF/2011)
http://www.passarodeferro.com/2011/01/passaro-de-um-sonho-muscardus.html
Muscardus Açorianus Aristidiensis II (M222- 01RF/2013)
http://portadembarque04.blogspot.pt/2013/05/muscardus-acorianus-aristidiensis-ii.html
MOSCARDO EM RECUPERAÇÃO [Muscardus Aristidianus Açorianus III] (M260 - 02RF/2013)
http://portadembarque04.blogspot.pt/2013/07/moscardo-em-recuperacao-muscardus.html
A recuperação do “Moscardo” [Muscardus Arisitidianus Açorianus IV]
http://portadembarque04.blogspot.pt/2014/05/a-recuperacao-do-moscardo-muscardus.html
MOSCARDO EM VOOS DE EXPERIÊNCIA [Muscardus Aristidianus Açorianus - V]
http://portadembarque04.blogspot.pt/2015/03/moscardo-em-voos-de-experiencia.html
O VOO DO MOSCARDO [Muscardus Aristidianus Açorianus VI]
https://portadembarque04.blogspot.com/2017/07/o-voo-do-moscardo-muscardus.html
1 comentários:
Os mais calorosos Parabéns por tão justa Homenagem ao Sr. Aristides Pires, e aproveitando o espaço fica a excelente ideia para a criação de um Polo ou mesmo Museu Aeronáutico de Angra do Heroísmo. A História merece ser recordada.
Enviar um comentário